SMEd confirma contratação de auxiliares para alfabetizadores

Publicado: Quinta, 15 Fevereiro 2018 11:45 | Última Atualização: Quinta, 15 Fevereiro 2018 11:45 | Acessos: 890

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd) já promoveu reunião de orientações aos diretores das escolas de Ensino Fundamental, confirmando que os professores alfabetizadores terão auxiliares a partir deste ano. A contratação nas escolas começará em abril, com recursos a serem repassados pelo Ministério de Educação (MEC). Além desta, outras medidas de apoio pedagógico são previstas, visando melhorar os níveis de alfabetização das crianças do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, considerados insuficientes em todo o país.

O MEC prevê a contratação de auxiliares a alfabetizadores que atuam em 200 mil turmas em todo o Brasil. Em São Borja, na rede municipal, serão mais de 40, segundo informa o secretário de Educação, João Carlos Reolon. Este ano, o MEC prevê investimento R$ 3,6 milhões em função da iniciativa, dinheiro que será repassado através do programa Dinheiro Direto na Escola.

Em São Borja, a SMEd já vem adotando ações no sentido de melhorar a alfabetização. Em 2017, o Departamento Pedagógico da secretaria, sob coordenação geral de Lourdes Balbueno, trabalhou com docentes alfabetizadores do 1º anos do Ensino Fundamental e ainda na Educação de Jovens e Adultos – EJA. A responsável técnica pela iniciativa, psicopedagoga Maria Regina Toniazzo, diz que a meta, este ano, é trabalhar com alfabetizadores do 2º e 3º anos. Ressalta que o ideal, porém, é que já no 2º ano as crianças já estejam alfabetizadas.

Fonte:DECOM

Imagem: Arquivo