Obras do CER São Retomadas

Publicado: Quinta, 22 Fevereiro 2018 12:27 | Última Atualização: Quinta, 22 Fevereiro 2018 12:33 | Acessos: 845

Uma força-tarefa retomou nesta quinta-feira (22) as obras de implantação do Centro Especializado em Reabilitação – CER, em São Borja. A previsão é de algumas semanas finalizar o trabalho, mobilizando equipes das secretarias municipais da Saúde e de Infraestrutura e ainda do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado. A unidade de serviços é projetada para atender à demanda regional.

A secretária municipal de Saúde, Michelly Cherobini, prevê que até o final de março as obras possam estar concluídas. Ainda é necessária a instalação das redes elétrica e hidráulica, mais operação de pintura das instalações. A secretária explica que, após algum tempo de interrupção, a empresa Rack Engenharia retomou os serviços, ano passado, mas se ocupando, principalmente, da reconstrução de pisos no interior do prédio.

As futuras instalações do CER foram alvo de furto, com a subtração de materiais das redes de águas e luz. Além do prejuízo econômico, isso determinou atraso em relação à finalização das obras. Foram necessárias novas aquisições de materiais, e a administração municipal teve de contratar serviço de vigilância eletrônica na área. O total das obras em todo o complexo tem investimento na ordem de R$ 1
milhão, verba federal.

Atualmente, os atendimentos médicos especializados de reabilitação em São Borja têm de ser encaminhados para outras cidades. Os deslocamentos dos pacientes, normalmente bancados pela Secretaria da Saúde, são principalmente para clínicas em Ijuí e Giruá. A implantação do CER vai mudar essa realidade.

A secretária Michelly Cheroibi destca que, com a implantação do Centro Especializado em Reabilitação, haverá uma inversão na rotina de atendimentos. São Borja passará a ser um polo regional no setor, recebendo pacientes de até 25 municípios, principalmente da região das Missões e alguns da Fronteira Oeste.

A projeção da secretária é de que até maio todos os equipamentos necessários à unidades especializada em reabilitação estejam adquiridos e em funcionamento. O Ministério da Saúde destinou R$ 1 milhões para montar a estrutura operacional. A maioria das licitações para a compras dos equipamentos já foi realizada.

Fonte: DECOM

Imagem: Darlan Santos