Página inicial > Últimas Notícias > Estátua à Maria do Carmo é inaugurada

Estátua à Maria do Carmo é inaugurada

Publicado: Segunda, 27 Agosto 2018 10:05 | Última Atualização: Segunda, 27 Agosto 2018 10:05

O domingo de 26 de agosto será inesquecível aos devotos de Maria do Carmo, a Santa Popular recebeu uma estátua em sua homenagem. O monumento foi confeccionado pelos artistas Rossini Rodrigues, Magal e Júlio Aquino, os quais se basearam nos trabalhos do pesquisador Clóvis Benevenuto, responsável pelo acervo histórico do município. A Estátua está posta junto ao túmulo da Santa, feita de cimento armado a imagem tem mais de 2 metros de altura, a Santa está fixada em uma base também de mais de dois metros.

A solenidade de inauguração teve declamação de poema de Rodrigo Bauer, Santa Popular, interpretado pela prenda Daniele Balbueno. O poema de Bauer estará grafado em placa junto ao monumento. Após ocorreu o pronunciamento do Secretário de Cultura, Íbaro Rodrigues, que destacou a iniciativa do vereador André Dubal o qual foi um incentivador da proposta. O secretário acredita que a imagem ajudará a promover o turismo religioso, pois o túmulo de Maria do Carmo é um dos lugares mais visitados da cidade.

O poeta Rodrigo Bauer fez questão de destacar a riqueza cultural e histórica de São Borja, lembrando alguns registros como do pesquisador e folclorista, Nico Fagundes, que afirmou que a história do Rio Grande do Sul começou pelo município missioneiro. Bauer citou a contribuição de São Borja ao país com os presidentes Getúlio Vargas e Jango, além da moção plebiscitária de Apparício Mariense e também de personagens como Maria do Carmo que despertam o interesse, fé e curiosidade da população. Bauer ainda frisou o trabalho dos artistas Rossini, Magal e Júlio Aquino e a contribuição de ambos para cultura com obras em todo Rio Grande do Sul.

O presidente da Câmara André Dubal agradeceu aos demais vereadores, ao poeta Rodrigo Bauer pela participação e à 1ª Cia de Engenharia, que ajudou na remoção e colocação da estátua no local. André Dubal falou que a devoção à Maria do Carmo começou na década de 40, quando o General Serafim Vargas construiu um túmulo para Santa. O vereador falou de sua fé na Santa, crença incentivada pela família Emanuelli, tradicionais moradores do Bairro Maria do Carmo. Dubal também destacou o incremento turístico e econômico proporcionado pelos devotos de Maria do Carmo de todos os lugares, citou placas de visitantes de outras cidades do Rio Grande de Sul e de estados como São Paulo. Por fim, agradeceu a imprensa, os historiadores e o papel do pesquisador Clóvis Benevenuto nas informações que subsidiaram o trabalho do Rossini, Magal e Júlio Aquino.

O último pronunciamento foi do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, que frisou que o município está tendo um olhar cuidadoso para história e cultura, ajudando a fortalecer a crença à Maria do Carmo. Agradeceu a colaboração de todos os envolvidos e das secretarias municipais e encerrou destacando que a inauguração da estátua fomenta o turismo, cultura, crença e fé.

O monumento à Santa está aberto à comunidade. Devotos, pesquisadores e curiosos podem acessar o local e conferir a homenagem à Maria do Carmo. De acordo com a crença popular, Maria do Carmo era moça de beleza física incomum e conforme celebra a tradição oral, era “uma mulher da noite” e bastante ligada à vida boêmia. Neste cenário, Maria do Carmo teria sido assassinada por um ex-namorado que havia sido rejeitado. Por sua bondade, teria se convertido em “santa” e daí todas as reverências que recebe. São frequentes os relatos de que a “santa profana”, por sua elevada vibração espiritual, é capaz de fazer “milagres” e atender pedidos dos seus fiéis e zelosos admiradores.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom