Página inicial > Últimas Notícias > Definidos os finalistas do Prêmio Leitura na Escola 2017

Definidos os finalistas do Prêmio Leitura na Escola 2017

Publicado: Sexta, 29 Setembro 2017 10:46 | Última Atualização: Sexta, 29 Setembro 2017 10:46

O prêmio Leitura na Escola chega em sua fase decisiva, nove trabalhos - divididos em três categorias - disputam quem será o campeão de 2017. A última etapa ocorre durante a Programação da Feira do Livro, em outubro, para isso os trabalhos deverão ser adaptados em peças teatrais que serão apresentadas pelos próprios alunos. O trabalho vencedor leva um computador para escola.

Na quinta-feira (28/09), a comissão especial, formada por integrantes da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), 35ª Cre e Câmara de Vereadores, avaliou os três trabalhos em cada categoria. Na próxima terça-feira (03/10), será realizado o sorteio para definir a ordem de apresentações.

Na categoria “A”, para alunos do 1° ao 3° ano, os alunos deveriam fazer um desenho para ilustrar o livro que leram. A comissão avaliou critérios como a qualidade, ineditismo, criatividade e sentido dos trabalhos. Foram selecionados na categoria: Mogli – O menino lobo, da Escola Apparício Mariense; A revolta das princesas, da Escola Ubaldo Sorrilha da Costa; e o trabalho da Escola São Judas Tadeu - Para que serve um livro?

Na categoria “B”, para alunos do 4° ao 6° ano, os estudantes deveriam fazer um resumo de 10 a 20 linhas referente à obra lida e os avaliadores buscaram critérios como qualidade, ineditismo, interpretação e sentido do texto, estruturação do trabalho, título, desenvolvimento, conclusão e se obedecem as normas do novo acordo ortográfico. A comissão escolheu os seguintes trabalhos: Calma, Camaleão! Da Escola Ubaldo Sorrilha da Costa; Plantando as árvores do Quênia, da Escola Sagrado Coração de Jesus; e O Rei da Fome, da Escola Vicente Goulart.

Na categoria “C”, a disputa foi para alunos do 7° ao 9° ano, sendo escolhidos: Branca de Neve na era da tecnologia, da Escola Ivaí; Dois mundos, um herói, da Escola Ordália Machado; e O menino do pijama listado, da Escola Osvaldina Batista da Silva. Os critérios avaliados como qualidade, ineditismo, interpretação e sentido do texto, estruturação do trabalho, título, desenvolvimento, conclusão, normas do acordo ortográfico e um resumo de 15 linhas no mínimo e no máximo 30.

Conforme o Departamento Pedagógico da SMEd, o projeto Prêmio Leitura na Escola foi reformulado para este ano a pedido dos professores da rede municipal. O objetivo passou a ser priorizar a qualidade e não a quantidade de resumos. Os professores explicam que a medida oportuniza que todas escolas, maiores e menores, tenham chances iguais, pois em edições passadas geralmente as com maior número de alunos tinham vantagem e conseguiam entregar mais trabalhos.

Outra constatação da SMEd é a interação do aluno com a obra, fato demonstrado na qualidade dos trabalhos, independente da categoria. O grupo afirmou que o Prêmio Leitura na Escola está atingindo seu objetivo despertando o interesse pela leitura, aperfeiçoando a escrita e provocando o fascínio pela literatura.

A entrega da premiação ocorre em novembro, em data e lugar a definir.

Fonte:DECOM

Imagem:SMEd