Página inicial > Últimas Notícias > SMEd apresenta aos diretores exemplos de educação

SMEd apresenta aos diretores exemplos de educação

Publicado: Quinta, 05 Outubro 2017 13:13 | Última Atualização: Sexta, 06 Outubro 2017 09:09

SMEd apresenta aos diretores exemplos de educação empreendedora

Um importante passo para o futuro de São Borja foi dado nesta quinta-feira (05/10), na Câmara de Vereadores, com a realização de uma atividade promovida pela Secretaria da Educação mostrando o funcionamento do projeto educação empreendedora. A Secretaria da Educação pretende incluir a disciplina nas escolas municipais a fim de despertar no aluno iniciativas empreendedoras.

Na oportunidade, integrantes da secretaria de Educação de Pejuçara mostraram como está sendo a experiência de trabalhar com a educação empreendedora na grade curricular. A secretária de Educação de Pejuçara, Carla Decian, relatou que em 2013 iniciaram com a matéria e atualmente todos alunos das séries iniciais e finais participam de atividades que estimulam o empreendedorismo. Trata-se do projeto Jovens empreendedores (JEE), que tornou-se um programa denominado Despertar Empreendedor.

A coordenadora é a professora Eliane Zamberlan, a qual explicou que a Administração buscou despertar na população o interesse para novas alternativas econômicas, tendo em vista que Pejuçara é um município agrícola, cerca de 85% das riquezas produzidas são oriundas do setor. Mediante esses dados, a Secretaria da Educação em parceria com o Sebrae começaram com o projeto Educação Empreendedora, no qual o vice-prefeito da cidade Marcos Vilani ressaltou que muitos alunos incentivaram os pais a abrirem o próprio negócio.

O secretário da Educação João Carlos Reolon agradeceu a presença da comitiva de Pejuçara e dos integrantes do Sebrae e destacou que a iniciativa tomada em São Borja pode ser o início de muitas coisas boas que poderão acontecer na cidade. Reolon explicou que posteriormente será realizada uma atividade em cada escola, verificando as particularidades a fim de adequar os projetos à realidade e potencialidade dos educandários.

O prefeito em exercício Roque Feltrin participou da atividade e ressaltou que as diferenças positivas em uma sociedade são promovidas pela educação e também o empreendedorismo. Feltrin frisou que esta atividade é um começo que marcará e fará a diferença no futuro, pois as crianças que cresceram com visão e desejo de empreender.

Conforme explica a coordenadora em Educação empreendedora do Sebrae Lubianca Neves de Motta, atualmente cerca de 38 municípios gaúchos inseriram o empreendedorismo em sala de aula e que o Sebrae constatou que os maiores empreendedores são os jovens de 18 a 30 anos.

Fonte:DECOM

Imagem:Lucas Carvalho