Página inicial > Últimas Notícias > Município busca auxiliar reabertura da Usina de Biomassa

Município busca auxiliar reabertura da Usina de Biomassa

Publicado: Sexta, 06 Outubro 2017 11:16 | Última Atualização: Sexta, 06 Outubro 2017 11:19

Desde que aconteceu o acidente na Usina de Biomassa, em julho deste ano, a empresa está com as atividades suspensas. A Prefeitura e autoridades preocupadas com a situação realizaram uma reunião nesta sexta-feira (06/10) com o engenheiro Mario Fernandez, responsável técnico pela Biomassa, a fim de conversar sobre o processo e quais são os impendimentos para a usina retomar atividade.

Mario Fernadez explicou que a Usina está parada a cerca de 80 dias, deixando de produzir em torno de 20 mil MWh (Megawatt-hora). O empreendimento consome em torno de 360 toneladas de casca de arroz por dia o equivalente para produzir 12,3 MWh, sendo suficiente para abastecer uma cidade de 43 mil habitantes. Entre as razões apresentadas pelo engenheiro, a principal é a falta de um laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP - RS), exigência da seguradora para restituir os danos e perdas com o acidente.

A reunião foi conduzida pelo prefeito em exercício Roque Feltrin que colocou a Prefeitura à disposição para auxiliar no processo. Feltrin contatou o prefeito Eduardo Bonotto que esteve em reunião com o secretário de Segurança Cezar Schirmer, na oportunidade o prefeito mostrou a importância da Biomassa para o município em termos econômicos, ambientais e sociais.

Por fim, Mario Fernandez agradeceu o apoio desde o acontecido, quando o prefeito Eduardo Bonotto colocou a Prefeitura à disposição. Destacou que a Usina de Biomassa não vai fechar e nem diminuir em São Borja, mas que precisa da liberação do laudo para continuar suas atividades. Fernandez ainda confirmou que após resolver essa situação, a equipe já trabalha em um projeto de ampliação da Biomassa que aumentará o número de empregos na unidade.

Atualmente a Usina gera em torno de 30 empregos diretos, transforma a casca de arroz em energia solucionando um problema ambiental de anos, bem como é uma das principais geradoras de tributos para o município através do pagamento de ICMS. A inatividade da Biomassa também acarretará impacto nas finanças do município, gerando diminuição de receitas para executar os serviços e projetos da Prefeitura.

Participaram da reunião o secretário da Fazenda Nilton Koltermann, o presidente da Acisb Volni Oliveira, o presidente da CDL Gilberto Prado, o presidente do Sindilojas Ibrahim Mahmud, o gerente do Sesc Mauro Perobelli e o empresário José Francisco Rangel.

Fonte:DECOM

Imagem:Lucas Carvalho