Página inicial > Últimas Notícias > Sinalização das ruas continua em andamento

Sinalização das ruas continua em andamento

Publicado: Quarta, 11 Outubro 2017 08:19 | Última Atualização: Quarta, 11 Outubro 2017 10:34

Nos últimos meses, a prefeitura de São Borja realiza, através do Departamento de Segurança e Trânsito e equipe de sinalização viária. O trabalho da equipe consiste na revitalização e pintura das faixas de segurança e meios-fios, delimitação das pistas, colocação de placas de trânsito e fazendo as adequações e exigências conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Depois das obras do reperfilamento, que melhoraram a mobilidade urbana, o Departamento de Trânsito busca garantir a segurança e melhorar a trafegabilidade nas vias. Recentemente a equipe realizou o serviço nas ruas Tancredo Neves, Carlos Francisco Banderó, Martinho Lutero, Bernardo de Melo e Borges do Canto, em função da realização da Fenaoeste, no Parque de Exposições Serafim Vargas.

Outra ação do Departamento de Segurança e Trânsito é controlar e fiscalizar a entrada de veículos pesados no centro da cidade. A medida melhora a fluidez no trânsito, bem como garante maior durabilidade dos asfaltos e calçamentos. Para isso, a Secretaria de Infraestrutura realiza um trabalho constante nos acessos das avenidas Ory Rei Dornelles e Evangelista Aquino Costa.

A equipe do Departamento Municipal de Trânsito esclarece que existem duas áreas em que a entrada de caminhões são controladas. Trata-se do decreto 12054/2009 que regulamenta o trânsito de veículos pesados. No quadrilátero central que compreende as ruas Engenheiro Manoel Luiz Fagundes, Coronel Lago, Bento Martins e Serafim Dornelles Vargas é permitido veículos até 8 toneladas, somados o peso do veículo e da carga (Peso Bruto Total – PBT). Nessa área específica, veículos até 16 toneladas (Peso Bruto Total – PBT) podem transitar das 16 h até 9 h do dia seguinte e caminhões maiores podem somente mediante autorização e requerimento do Departamento de Trânsito.

Em uma área maior das Ruas Engenheiro Manoel Luiz Fagundes, Andradas, João Palmeiro e Bento Martins é livre a circulação de caminhões até 16 toneladas em qualquer horário, porém veículos mais pesados que 16 toneladas precisam de autorização do Departamento de Trânsito. Uma observação importante do Departamento de Trânsito é em relação a Engenheiro Manoel Luiz Fagundes, do trecho que compreende a General Marques até a rua Ernesto Dornelles, sentido Estádio Vicente Goulart ao centro, podem transitar apenas veículos até 8 toneladas, maiores necessitam de autorização.

Fonte:DECOM

Imagem:Arquivo Pessoal