Página inicial > Últimas Notícias > Combate ao Aedes Aegypti é tema de capacitação

Combate ao Aedes Aegypti é tema de capacitação

Publicado: Quarta, 18 Outubro 2017 15:26 | Última Atualização: Quarta, 18 Outubro 2017 15:26

Os Agentes em Endemias e também os Agentes Comunitários em Saúde participam de um curso de qualificação destinado ao combate do mosquito Aedes Aegypti. O curso começou nesta quarta-feira(18/10), no Hospital Ivan Goulart com o tema Capacitação em Vigilância Entomológica e Controle Vetorial do Aedes.

A capacitação tem por objetivo fortalecer vínculos e promover a integralização do trabalho dos dois agentes, Comunitários e Endemias, no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Os profissionais dos municípios de Santo Antônio da Missões e Garruchos também participam da formação.

O evento teve como palestrante Jair Martins, profissional representante da equipe de vigilância em saúde da Secretaria Estadual da Saúde/RS(CEVS), que abordou assuntos em relação às epidemias. Na ocasião, ainda apresentou dados dos municípios, casos confirmados de Microcefalia, características do mosquito, formas de combatê-lo e outros assuntos relacionados a prevenção e combate ao inseto.

Este primeiro encontro visou treinar os profissionais que são os responsáveis por realizar o trabalho de conscientização, prevenção e controle da dengue em todas as comunidades do município.

Para quinta-feira (19/10), estão programadas inspeções no cemitério e visitas nas residências. A última etapa ocorre no dia 21 de novembro, onde serão apresentados os resultados obtidos durante o curso, ao final os participantes recebem um certificado de conclusão.

O vice-prefeito Roque Feltrin esteve presente e falou que é necessário que todos trabalhem de forma conjunta para evitar o risco de uma epidemia em nosso município, mobilizando ações sociais e de educação em saúde.

O evento é promovido pelo CEVS/RS por meio da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, com duração total de 40 horas.

Estiveram presentes o coordenador ambiental Elson Rezende da Silva, da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, o presidente do Conselho Municipal de Saúde José Volnei Pires e a Coordenadora Municipal de Saúde Sabrina Loureiro.

Crédito: Decom / Prefeitura de São Borja

Imagem: Ritieli Ramos / Decom