Página inicial > Últimas Notícias > Orçamento municipal para 2018 foi discutido na Prefeitura

Orçamento municipal para 2018 foi discutido na Prefeitura

Publicado: Segunda, 30 Outubro 2017 08:23 | Última Atualização: Segunda, 30 Outubro 2017 08:23

Nesta sexta-feira (27/10), ocorreu na Sala do Servidor uma audiência pública para apresentar o Lei Orçamentária Anual para o próximo ano. Participaram da reunião, secretários municipais, contadores, técnicos e responsáveis pelo orçamento de cada pasta, além dos vereadores Jefferson Homrich e José Luiz Machado (Boca).

A reunião foi conduzida pelo secretário de Planejamento Sérgio Muniz e os dados foram apresentados pela equipe que trabalhou no orçamento municipal. Muniz abriu a reunião falando das dificuldades financeiras enfrentadas por todos os municípios em decorrência da crise financeira e a necessidade de equalizar receitas e despesas públicas para o próximo ano.

Um dado apresentado pelo contador da Prefeitura aponta para possível queda de receitas em 2018. Os indicadores mostram que o percentual de receitas estimado para 2017 não foi atingido, situação que poderá se repetir no próximo ano. Entre os parâmetros utilizados para a previsão, o contator citou a possível redução nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no ICMS. Lembrou que o governo do estado também diminuiu o orçamento em 4% para 2018.

Conforme a apresentação, o projeto de lei orçamentária anual que irá para Câmara de Vereadores prevê um orçamento municipal de R$ 205 milhões. Deste valor a expectativa é que R$ 64 milhões sejam arrecadados no município proveniente de recursos livres e o restante de transferências e recursos vinculados.

Por fim secretários, técnicos e vereadores discutiram algumas decisões que deverão ser tomadas para funcionamento de cada pasta em 2018 tais como; aumento de arrecadação de recursos próprios, prioridades de cada secretaria, remobilização pela reorganização do pacto federativo, entre outros assuntos.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom