Página inicial > Últimas Notícias > Secretário da Educação presta informações na Câmara

Secretário da Educação presta informações na Câmara

Publicado: Terça, 21 Novembro 2017 10:17 | Última Atualização: Terça, 21 Novembro 2017 10:20

Nesta segunda-feira (20/11) o secretário da Educação João Carlos Reolon participou da reunião ordinária da Câmara de Vereadores para prestar informações referentes à pasta. A convite do líder do governo, vereador João Luiz Dornelles, a Reolon foi concedido 10 minutos para expor o que vem realizando na Educação como o número de vagas criadas para educação infantil, projetos em andamentos, obras, transporte escolar e outros.

O motivo principal da participação do secretário foi para explicar o processo de criação de mais 220 vagas na Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos, totalizando para o próximo ano 803 alunos matriculados. Com a ação o município atinge 33% do quantitativo de crianças matriculadas em uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), situação que permitirá a Prefeitura ter direito ao aporte de R$ 600 mil a mais de recursos já em 2018 junto ao MEC.

Reolon explicou que para criar novas vagas foi necessário realizar algumas mudanças e o remanejamento de alunos. Para isso, crianças a partir dos quatro anos foram transferidas para Escolas Municipais de Ensino Fundamental, a fim de cursar o Pré 1 e 2. A iniciativa proporcionou mais espaço para alocar novos alunos de 0 a 3 anos, divididos em berçário e maternal.

O titular da Educação também esclareceu algumas dificuldades em relação às obras construídas na administração anterior, as quais têm restrições apontadas pelo MEC. Situação que impede o município ser contemplado com novos recursos do governo federal. Algumas foram abandonadas pelas empresas e a atual administração está buscando reajustar os projetos, mas devido a defasagem dos valores as obras são menos atrativas para futuros interessados.

Citou o trabalho realizado no transporte escolar, destacando que as viaturas estão com a manutenção em dia e em plenas condições para realizar um serviço seguro e eficiente. Por fim lembrou da necessidade do governo federal manter o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), recurso que viabiliza os municípios manterem a rede escolar, pagarem professores e profissionais da educação.

Fonte:DECOM

Imagem:Lucas Carvalho