Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura começa o recolhimento de cavalos

Prefeitura começa o recolhimento de cavalos

Publicado: Segunda, 05 Fevereiro 2018 08:30 | Última Atualização: Segunda, 05 Fevereiro 2018 08:35

Depois de aprontar esquema operacional, agora a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança Pública e Trânsito começa o recolhimento de animais de grande porte que estejam soltos em locais impróprios, na cidade. Um reboque foi adaptado e está devidamente identificado para o recolhimento dos animais, segundo o secretário Edson Damião Ribas.

A preocupação maior diz respeito à presença de equinos soltos nas ruas ou outros locais públicos, pois isso representa sérios riscos de acidentes. Além dos equinos, o secretário Damião diz que vale a preocupação também em relação a outros animais, como bovinos, ovinos ou caprinos, por exemplo. A recomendação é para que os proprietários redobrem a vigilância para manter seus animais em seus criatórios.

No caso de recolhimento, os cavalos ou outros animais serão levados a um potreiro em área próxima à Secretaria de Serviços Urbanos, nos acessos à Ponte da Integração. Depois disso, o animal ficará retirado durante sete dias no local, permitindo que seja reclamado e retirado pelo dono, mediante comprovação de propriedade. Será preciso, porém, pagar a taxa correspondente a uma URM (Unidade de Referência Municipal) e multa.

Na hipótese de o cavalo ou outro animal não ser requisitado pelo proprietário, será declarado o perdimento e então encaminhado para outro potreiro, este em área junto à Comunidade Terapêutica Chico Xavier, à margem da BR 287.

O secretário Damião espera, que isto nem se faça necessário, mas lembra que, ocorrendo a medida, está amparada na legislação. O Código de Posturas do Município e o Código Brasileiro de Trânsito estabelecem normas proibindo animais de grande porte soltos em vias públicas. O secretário acrescenta que, em função dos alertas que vêm sendo feitos nas últimas semanas, já melhora a conscientização na comunidade, e as transgressões já são menos frequentes.

O telefone para denúncias é 3431- 8644, da Secretaria de Serviços urbanos, o horário de atendimento será das 07h 30m as 11h 30m e das 13h 30m as 17h 30m, de segunda a sexta-feira.

Crédito: Decom / Prefeitura de São Borja

Imagem: Departamento de Trânsito