Turismo e Cultura
GUIA VIRTUAL DOS MUSEUS DE SÃO BORJA - ACESSE AQUI
Museu Getúlio Vargas
Localizado na Avenida Presidente Vargas, 1772, o prédio histórico que hoje em dia abriga o museu Getúlio Vargas foi construído em 1910, e serviu como residência de Getúlio Vargas, de sua esposa Darcy Sarmanho e dos 5 filhos do casal. A casa museu traz em si a arquitetura característica do século XIX, com o assoalho de madeiras largas, paredes grossas e o teto alto, além de um acervo repleto de histórias do ex-presidente, o que proporciona aos visitantes dar uma volta ao passado.
Clique sobre as fotos para ampliar
Foto: DECOM
Memorial Casa João Goulart
Localizada, no centro da cidade, na Avenida Presidente Vargas n° 2033, a casa onde viveu o ex-presidente João Belchior Marques Goulart foi construída em 1927 e em 2009 foi restaurada e transformada em museu para homenagear o filho ilustre desta terra. No memorial é possível relembrar a trajetória política do ex-presidente Jango como era conhecido.
Clique sobre a foto para ampliar
Foto: DECOM
Museu Apparício Silva Rillo
O Museu conta com uma valiosa coleção estatuária missioneira, além de peças de escultura em madeira da época das Missões Jesuíticas e diversos motivos religiosos em arte barroca. O Museu Aparício Silva Rillo fica localizado na Rua Albino Pfeiffer n°84.
Foto: Ritieli Ramos
Museu da Estância- Os Angüeras
Criado em 1982, o Museu Ergológico de Estância, foi fundado pelo grupo amador de artes “Os Angueras”, e está localizado na Rua João Palmeiro, n° 2318. O local abriga um acervo mobiliário da década de 1920, que retratam como era a lida campeira naquela época. Na linha folclórica, o museu da Estância é um dos únicos museus especializados em ergologia campeira do Brasil e um dos mais importantes do Estado.
Foto: Ritieli Ramos
Cais do Porto
O Cais do Porto está situado no bairro do Passo, as margens do Rio Uruguai e é uma das opção de lazer mais atraente da cidade pois dispõe de um belíssimo nascer e pôr do sol, além de diversos bares conhecidos por servir o melhor peixe da região. No local também acontecem eventos tradicionais como o famoso concurso de marchinhas para carnaval, o concurso de bandas escolares para o 7 de setembro, as homenagens e finalização das procissões de Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, dentre outras atrações que são promovidas pela Prefeitura Municipal.
Foto: Ritieli Ramos
Ponte da Integração
Através da Ponte da Integração é possível visitar a República Argentina e desfrutar de excelentes atrações. Em Santo Tomé, por exemplo, há diversos passeios e lugares que valem a pena conhecer nessa cidade missioneira.
Clique sobre a foto para ampliarFoto: DECOM
Monumento Tricentenário
A cidade de São Borja foi fundada em 1682 e este monumento foi inaugurado em 1982, em homenagem aos 300 anos do município. O monumento localiza-se próximo à rodoviária, em uma das ruas de entrada da cidade, Rua Eurico Batista da Silva.
Clique sobre a foto para ampliarFoto: DECOM
Estação da Cultura
O prédio inaugurado em 1913 e construído como parte da Estrada de ferro que ligava Barra do Quaraí e Itaqui, atualmente é a Estação Cultural, que abriga o arquivo histórico, a Banda Municipal e o CCSB.
Foto: Ritieli Ramos
Túmulo Maria do Carmo
O local é conhecido por ser o lugar onde ela foi morta, onde seus restos mortais foram descobertos e também é local onde costumam relatar aparições de sua imagem.
Foto: Ritieli Ramos
Cemitério Jardim da Paz
Local onde estão sepultados o ex-presidente da República João Goulart e o ex-governador Leonel Brizola, além da família Vargas. Lá também estão os restos mortais de Barão de São Lucas e do republicano abolicionista Aparício Mariense da Silva.
Foto: internet
Mausoléu Getúlio Vargas
Projetado por Oscar Niemeyer, esta obra foi inaugurada em 2004, na passagem dos 50 anos de falecimento do grande estadista brasileiro e São-borjense. No local estão depositados os restos mortais de Getúlio Vargas.
Foto: Ritieli Ramos
Cemitério Paraguaio
No local, há uma cruz e um pórtico lembrando a batalha e os mortos no combate, toda a região serviu de palco para a batalha contra os paraguaios comandados por Solano López, que invadiu o Brasil por São Borja, em 10 de janeiro de 1865.
Redes Sociais