Página inicial > Últimas Notícias > Futuro da educação é discutido em São Borja

Futuro da educação é discutido em São Borja

Publicado: Sexta, 13 Julho 2018 10:14 | Última Atualização: Sexta, 13 Julho 2018 10:14

Ocorreu nesta sexta-feira (13/07), na Câmara de Vereadores, a conferência Municipal de Educação. O evento contou com a participação de professores das redes pública e particular, entidades ligadas ao setor e comunidade. Na ocasião, os grupos apresentaram o resultado das discussões que fizeram em relação aos oito temas estabelecidos para o evento.

O primeiro pronunciamento foi da presidente do Conselho Municipal de Educação, Adilce Woiciechoski, que destacou que a realização da conferência é uma oportunidade de monitorar os planos de educação, analisar as estratégias adotadas e conferir os resultados alcançados.

Já a coordenadora da 35ª CRE, Tânia Schorn Carpes, falou que o objetivo da conferência também é proporcionar a reflexão a fim de se buscar uma educação de mais qualidade e que cumpra a função de formar indivíduos responsáveis, éticos e críticos.

No mesmo sentido, a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Lourdes Balbueno, frisou que a sociedade precisa de pessoas que lutem e garantam o direito de uma educação de qualidade.

Na oportunidade, o prefeito em exercício, Roque Feltrin, informou sobre a viagem do prefeito Eduardo Bonotto e do secretário João Carlos Reolon a Brasília a fim de buscar recursos para Educação. Por fim, Roque desejou um bom dia de trabalhos aos participantes da conferência, destacando que as discussões possam representar os anseios da comunidade escolar e beneficiar alunos de todas as idades.

Participaram da conferência o presidente da Câmara, André Dubal, e os vereadores Jefferson Olea Homrich e Djalma Júnior.

Confira abaixo os eixos temáticos:

Eixo I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

Eixo II - Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Eixo III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social;

Eixo IV - Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão;

Eixo V - Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão.

Eixo VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

Eixo VII - Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

Fonte: DECOM

Imagem: Lucas Carvalho/DECOM