Página inicial > Últimas Notícias > Definida a programação para a Semana da Pátria em São Borja

Definida a programação para a Semana da Pátria em São Borja

Publicado: Terça, 17 Julho 2018 12:39 | Última Atualização: Terça, 17 Julho 2018 12:39

A comissão central definiu e divulgou a programação da Semana da Pátria/2018 em São Borja. Será a 196ª edição do evento, com realização prevista para o período de 1º a 7 de setembro. Por opção na comunidade, serão realizados dois desfiles cívicos na cidade e outros dois em localidades do interior do município.

Neste ano, o tema nacional das comemorações envolverá os 50 anos do Projeto Rondon. Já como tema estadual estarão em destaque os 100 anos do Tribunal da Justiça Militar no Rio Grande do Sul. Como tema local serão lembrados os 153 anos da Resistência de São Borja à Invasão Paraguaia. A abertura oficial da programação será em 1º de setembro, às 8 horas, na Plataforma Cívica Teotônio Villela, na Praça XV de Novembro, com pronunciamentos e apresentação da banda do 2º RC Mec.

Também no dia 1º, um sábado, entre 9 e 16 horas, ocorre o Pedágio Verde-Amarelo, em ruas centrais da cidade, recolhendo auxílios financeiros para a Apae. Já a partir das 14h30min será realizado, no bairro do Passo, o primeiro desfile cívico, com participação de escolas, instituições comunitárias e unidades do Exército.

No domingo, dia 2, haverá parada cívica na localidade de Nhu Porã, com início programado para as 8 horas. No mesmo dia haverá desfile também na localidade de São Miguel a partir das 14 horas, com participação de outras localidades.

Em 7 de setembro será a vez do desfile no centro da cidade, encerrando as homenagens da Semana da Pátria. O início está programado para as 8 horas, com participação de instituições educacionais e comunitárias, além de representações do Exército nacional.

Inscrições

A Comissão Central dos eventos da Semana da Pátria, presidida pelo secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, definiu que as instituições comunitárias terão de fazer inscrição para participar dos desfiles na cidade. A inscrição deve ocorrer através do site da Prefeitura Municipal (www.saoborja.rs.gov.br).

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de agosto. É preciso também anexar o histórico em PDF em até duas laudas até 64 linhas, na fonte Arial 12, espaço 1,5. Além da identificação da instituição, deve ser informada data de fundação, localização, finalidade, nome do titular responsável e tema do desfile, mensagem.

Em relação às escolas, realizarão reunião e sorteio da ordem dos desfiles. A reunião será no dia 02 de agosto, na Secretária Municipal de Educação.

Fonte: DECOM

Imagem: Darlan Santos