Página inicial > Últimas Notícias > Após vencer restrições, São Borja apresenta suas demandas no MEC

Após vencer restrições, São Borja apresenta suas demandas no MEC

Publicado: Quarta, 18 Julho 2018 11:19 | Última Atualização: Quarta, 18 Julho 2018 11:19

A partir deste final de ano, já sem os impedimentos da legislação em período eleitoral, São Borja espera receber novos recursos do Ministério de Educação (MEC). As demandas da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) foram encaminhadas nas últimas semanas, depois de terem sido superadas impedimentos existentes. Houve o equacionamento para 38 restrições apontadas pelo Ministério em relação à execução de obras, principalmente quanto à prestação de contas e projetos em desacordo.

Na última semana, o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, e o prefeito Eduardo Bonotto, estiveram em Brasília para detalhar os pedidos na área educacional. Ao receber as reivindicações, os técnicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) elogiaram a capacidade de gestão e o esforço técnico empreendido para a superação das restrições identificadas em relação à construção de escolas e quadras esportivas. O secretário Reolon avalia que “essa aprovação do MEC é um bom indicativo de que os nossos pleitos começarão a ser atendidos ainda em 2018”.

As restrições superadas no Ministério permitem à Secretaria Municipal de Educação implementar seu futuro Plano de Ações Articuladas (PAR). Na prática, a expectativa é de garantir recursos federais para setores considerados essenciais, como a aquisição de veículos para o transporte escolar. A ampliação de escolas de Educação Infantil é outra demanda que deve ser atendida. O secretário João Carlos Reolon ressalta que a lista de pedidos inclui novos móveis, como classes e cadeiras, para as escolas. O reaparelhamento e melhoria das cozinhas dos refeitórios são igualmente prioridade apresentada. Brinquedos pedagógicos para as crianças são outro exemplo de solicitação apresentada.

A lista de reivindicações para exame do Ministério de Educação também contempla recursos financeiros para formações pedagógicas aos professores. O titular da SMEd destaca que a formação continuada dos docentes mantém-se como prioridade, “mas até aqui todas as ações têm sido desenvolvidas com verba do orçamento municipal”.

Impressoras

Melhorar as condições de infraestrutura operacional nas escolas da rede municipal figura como prioridade, conforme o secretário de Educação, João Carlos Reolon. Nesse sentido, ele cita como exemplo de avanço recente a ativação de serviço de impressora para todas as 30 escolas de Educação Infantil e Fundamental.

Até agora, poucas escolas dispõem do serviço e em pouco mais de um mês toda a rede estará atendida. O secretário destaca que em grande parte isso será possível devido à contribuição decisiva do vice-prefeito Roque Feltrin e do secretário de Administração, Plínio Klein. Ambos viabilizam serviço regular e eficaz de impressoras não apenas para as escolas, mas para toda a Prefeitura.

Reolon lembra que, no ano passado, a Secretaria de Educação ativou ou restabeleceu linhas telefônicas em todas as escolas. “Entendemos tratar-se também de um serviço essencial, que, além de maior comodidade e produtividade, significa igualmente maior segurança às comunidades escolares”, segundo ressalta.

Fonte: DECOM