Página inicial > Últimas Notícias > Comissão de trabalho pensará os serviços da coleta seletiva de lixo

Comissão de trabalho pensará os serviços da coleta seletiva de lixo

Publicado: Quarta, 18 Julho 2018 12:23 | Última Atualização: Quarta, 18 Julho 2018 12:23

Através de ato do prefeito Eduardo Bonotto, foi constituída uma comissão de trabalho visando à colocação em prática de ações relativas à coleta seletiva de lixo na cidade. O grupo tem prazo de 45 dias para apresentar relatório de propostas a serem implementadas. A previsão é que também em algumas semanas seja disponibilizado recurso financeiro para as ações práticas, programado para acontecer através de repasse da Corsan.

A comissão tem representantes das secretarias do Meio Ambiente, Educação e Infraestrutura e Serviços Urbanos. Também participam o Conselho Municipal do Meio Ambiente, a 35ª Coordenadoria Regional de Educação, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Instituto Federal Farroupilha e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Fronza, destaca que a finalidade do grupo de trabalho é de definir ações em conjunto, e envolvendo toda a comunidade. Como exemplo das ações, na próxima terça-feira, dia 24, estarão em São Borja representantes da Secretaria do Meio Ambiente de Santo Ângelo. A finalidade é repassar subsídios sobre experiência em andamento naquela cidade em relação à coleta seletiva de resíduos.

A ideia geral na comissão formada pelo prefeito é de mobilizar toda a comunidade. As escolas e universidades terão papel fundamental. Fábio Fronza prevê a colocação do projeto em prática em etapas, mas de modo que, ao final do processo, toda a área urbana seja atendida.

Uma vez disponibilizado o dinheiro a ser repassado pela Corsan, serão feitos os investimentos necessários para a montagem da estrutura operacional. É prevista a aquisição de veículo para transporte e de equipamentos para reprocessamento de materiais recicláveis. A Prefeitura terá também de oferecer um pavilhão para agregar os serviços de reciclagem.

Além das ações a serem propostas pela comissão nomeada pelo prefeito, parcerias da Secretaria Municipal de Educação e da Unipampa já prevê preparação nas escolas em relação à coleta seletiva. O objetivo é preparar professores e estudantes da rede municipal para desenvolverem o trabalho da melhor maneira possível e com participação das famílias nas residências ou estabelecimento empresariais.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Ritieli Belmonte / Decom