Página inicial > Últimas Notícias > Começaram as capacitações para implantação do Programa Mãe Bebê São-borjense

Começaram as capacitações para implantação do Programa Mãe Bebê São-borjense

Publicado: Quinta, 19 Julho 2018 12:55 | Última Atualização: Quinta, 19 Julho 2018 12:55

Um pré-natal de qualidade pode fazer a diferença na saúde de uma criança e diminuir os índices de mortalidade infantil. Com a finalidade de humanizar e garantir um melhor acompanhamento à mãe enquanto gestante e também à criança, antes e depois do nascimento, foi lançado o Programa Mãe Bebê São-borjense em junho deste ano. O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital Ivan Goulart e da Universidade Franciscana de Santa Maria (Unifra).

Nas últimas semanas, as enfermeiras Camila Malgarim Coelho (mestranda da UFN) e Manoela Malgarim (responsável pelo MAC) trabalham nas capacitações dos profissionais. Camila explica que estão sendo realizadas capacitações com os agentes de saúde e, paralelo, a equipe tem feito o levantamento do número de gestantes em alto risco de cada Esf (posto de Saúde). A enfermeira Manoela também destaca que os fluxos de atendimento estão sendo padronizados, o que facilitará o acesso das gestantes nos setores da rede de saúde.

A iniciativa tem a proposta de fortalecer a atenção materno-infantil e aprimorar o modelo de atenção ao parto e ao nascimento por meio de processos inovadores e integradores de saberes e práticas de saúde. O programa ainda tem o objetivo de reduzir o número de cesarianas, incentivando e dando segurança à gestante para fazer o parto natural. O secretário da Saúde, José Luiz Machado (Boca), destacou que o programa Mãe-bebê chega para sensibilizar profissionais e usuárias de saúde acerca da importância de um atendimento humanizador e qualificado para gestantes e recém-nascidos.

O programa Mãe Bebê São-borjense também prevê a doação de um bolsa com Kits para o recém-nascido. O brinde é um forma de incentiva a realização do pré-natal. A gestante que completar as oito consultas estabelecidas para o pré-natal, participar das oficinas e realizar os exames receberá a bolsa.

As idealizadoras do programa também solicitam a ajuda dos empresários, entidades e comunidade para montar os Kits. A pessoa que quiser ajudar e fazer alguma doação pode buscar mais informações com as enfermeiras Manoela no telefone do MAC 3431 – 7732, ou no WhatsApp (9 9929 – 5099). Com as doações será possível confeccionar os Kits para os bebês.

Fonte: DECOM

Imagem: Ritieli Belmonte