Página inicial > Últimas Notícias > Secretário da Saúde orienta sobre o Programa Farmácia Popular

Secretário da Saúde orienta sobre o Programa Farmácia Popular

Publicado: Segunda, 23 Julho 2018 09:06 | Última Atualização: Segunda, 23 Julho 2018 09:06

A unidade do programa Farmácia Popular em São Borja foi fechada pelo governo federal, no entanto o Programa continua funcionando no município por meio dos estabelecimentos comerciais como as Farmácias São João, Panvel e Fronteira.

O secretário José Luiz Rodrigues Machado (Boca) explica a população pode buscar algum desses estabelecimentos e retirar a medicação. Boca lembra que medicamentos para diabetes, hipertensão e Asma são gratuitos, basta o usuário apresentar documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF; e receita médica válida do SUS.

O titular da pasta orienta aqueles pacientes que precisam de remédios para dislipidemia (colesterol), rinite, doença de Parkinson, osteoporose, glaucoma e anticoncepcionais, assim como as fraldas geriátricas, podem ganhar até 90% de desconto no valor do medicamentos.

A Secretaria da Saúde orienta a população sobre utilizar mais o programa Farmácia Popular, uma medida simples que também garantirá economia aos cofres municipais, mais verbas em outras medicações que o programa federal não cobre, além de sobrar recursos para investimentos e melhorias nas unidades de saúde. No ano passado, foram aplicados R$ 1,1 milhão em medicamentos e nos primeiros seis meses do ano o montante já chega a mais de R$ 2 milhões.

O titular da Saúde municipal aproveitou para informar que a obra da Farmácia Básica do Passo será executada com apoio do Exército. Outra informação de José Luiz Machado é que o Ministério da Saúde vai determinar a distribuição de medicamentos através das ESFs, sendo outra razão para procurar remédios da Farmácia Popular.

Atendimentos médicos

O secretário José Luiz Machado explicou que a Saúde municipal tem demanda maior em algumas áreas médicas. Entre os casos estão Gastroenterologia, Urologia e Oftalmologia. Em relação as duas primeiras situação, existe apenas um médico credenciado e a meta é a contratação de mais profissionais.

Quanto a procedimentos oftalmológicos pelo Sistema Únicos de Saúde (SUS) somente são prestados em Rosário do Sul. Tratativas tentam trazer os atendimentos para São Borja. Também em relação à área de Oncologia, hoje com Uruguaiana e Ijuí como referência, mas com muitas
dificuldades enfrentadas, a ideia é que os serviços em São Borja no hospital Ivan Goulart possam ser credenciados.

José Luiz Machado enfatizou sobre a necessidade de que a população busque e pratique ações de saúde preventiva. Nesse sentido, nas ESFs são oferecidos grupos de convivência para troca de informações, grupos contra o tabagismo e sessões de ginástica e orientação alimentar, por exemplo. “As pessoas precisam buscar mais a prevenção e não esperar que fiquem doentes para solicitar auxílio”, diz.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja