Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura e Unipampa confirmam avaliação do INEP para implantação do curso de Direito

Publicado: Sexta, 27 Julho 2018 12:47 | Última Atualização: Sexta, 27 Julho 2018 14:26

Em reunião nesta sexta-feira (27/07), o prefeito Eduardo Bonotto e os representantes da Unipampa, o diretor Ronaldo Colvero e a coordenadora Pró-tempore Lisianne Sabedra Ceolin confirmaram para dia 30 de setembro o início da avaliação visando a implantação do curso de Direito em São Borja. Técnicos do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) verificarão as condições pedagógicas e de infraestrutura geral para que o curso possa ser oferecido.

O grupo formado pelo prefeito Bonotto, representantes da Unipampa, vice Roque Feltrin, secretário de Educação João Carlos Reolon e secretário de Infraestrutura Edson Damião Ribas se reuniram a fim de discutir questões de infraestrutura e melhorias no campus. Os dois docentes da universidade estão bastante otimistas em relação às condições oferecidas no plano pedagógico, mas ressaltam que a avaliação dos técnicos é minuciosa envolvendo a infraestrutura, limpeza e o entorno do campus como ruas e paradas de ônibus.

O prefeito Eduardo Bonotto destacou que a administração já vem trabalhando há algum tempo nas proximidades do campus, visando proporcionar aos estudantes e comunidade melhores condições de trafegabilidade, por exemplo. Bonotto falou da expectativa de mais de 10 anos da comunidade em relação ao curso de Direito, bem como lembrou o caminho que está sendo percorrido pela atual administração neste tempo. Na ocasião, citou sua última ida a Brasília e da reunião com a Diretora de Avaliação Superior, Mariângela Abrão, onde solicitou a agilização para os andamentos junto ao INEP em relação à vistoria para avaliação do curso de direito. Naquela ocasião, o INEP confirmou a vistoria para os próximos meses e agora os técnicos já definiram a data e virão a São Borja para fazer a aguardada avaliação. O prefeito falou que está otimista e junto a Unipampa, Câmara de Vereadores e entidades fará o possível para concretização do curso de Direito em São Borja.

Otimismo

O trabalho tem sido intenso na Unipampa em São Borja com vistas à confirmação do curso de Direito. A expectativa é de que todas as exigências em relação à biblioteca, apoio pedagógico e núcleo jurídico atendam as expectativas dos avaliadores para os primeiros dois anos de atividade do curso. Já começam, no entanto, desde já, as ações para ampliar as condições gerais de infraestrutura de médio e longo prazo.

Já são feitas adaptações internas nas instalações da universidade e melhoras condições de infraestrutura operacional, como de internet, por exemplo. A meta, em etapa posterior, são obras de ampliação para atender às demandas futuras. Nesse sentido, já na segunda-feira (30/07) o diretor local Ronaldo Colvero solicita à direção geral da Unipampa em Bagé a elaboração de projeto para a execução de obras de ampliação das atuais instalações.

Outra reivindicação da Unipampa é, se caso os avaliadores exigiam mais espaço para atividades do curso já em um primeiro momento, a Prefeitura possa disponibilizar alguma escola temporariamente até o campus poder oferecer todas condições.

Se aprovadas as condições de viabilidade pedagógica e de infraestrutura no MEC, a fase seguinte será a aprovação do curso de Direito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O curso terá perfil de formação geral, mas com formação voltada para Direitos Humanos Fundamentais, considerando as características da região.

Fonte: DECOM