Página inicial > Últimas Notícias > Intensificam-se preparativos para o 2º Dia de Campo no Parcão

Intensificam-se preparativos para o 2º Dia de Campo no Parcão

Publicado: Segunda, 30 Julho 2018 12:02 | Última Atualização: Segunda, 30 Julho 2018 12:02
Arquivo DECOM

A semana em curso é de preparativos para a programação que acontece sábado e domingo, 04 e 05 de agosto, alusiva à segunda edição do Dia de Campo na Capital Gaúcha do Fandango. As atividades terão coordenação da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e serão desenvolvidas no Parcão, o Parque Esportivo General Vargas, com participação das entidades tradicionalistas do município e empresas com vendas ligadas ao setor.

A programação está definida para começar no sábado, às 14 horas, tendo como um dos destaques, inicialmente, a etapa eliminatória de concurso de dança. Ao final do certame, no domingo, será escolhido o Casal Fandangueiro, nas categorias mirim, juvenil e adulto. Pelo menos 25 casais já confirmaram participação, representando os CTGs e piquetes tradicionalistas do município. Os casais vencedores receberão faixas e brasões.

Entre os centros de tradições gaúchas, haverá concurso, com premiação aos vencedores. Comissão especializada fará avaliação de cada entidade, durante toda a programação, tendo como ênfase o status de São Borja, formalizado em leis estadual e municipal, de Capital do Fandango no Rio Grande do Sul. Cada CTG também será avaliado em relação a danças típicas, culinária campeira, um concurso de trovas e orientações ao público sobre práticas básicas envolvendo usos e costumes da cultura gaúcha.

É prevista apresentação no Parcão de um grupo da localidade Argentina de Santo Tomé, mostrando a música regional no país vizinho, com destaque para o chamamé. A atração de encerramento do Dia de Campo na Capital do Fandango, domingo à tarde, será um grande baile popular, no próprio Parcão. Com ingresso gratuito, o público poderá acompanhar e dançar com Márcio Correa e o grupo Gauchismo, um patrocínio do SESC - Fecomércio parceiro na realização do evento.

A culinária campeira não será iniciativa apenas dos CTGs e piquetes tradicionalistas. A Emater também montará seu estande no Parque General Vargas, para ensinar sobre a gastronomia regional e o adequado aproveitamento dos insumos alimentícios. Já lojas que comercializam artigos da indumentária campeira ou itens da pilcha do gaúcho também estarão no Parcão, em função do evento e da Semana Farroupilha, em setembro.

Fonte: DECOM

Imagem: Arquivo DECOM