Página inicial > Últimas Notícias > São Borja promove conscientização em relação ao Dia da Hepatite

São Borja promove conscientização em relação ao Dia da Hepatite

Publicado: Segunda, 30 Julho 2018 12:10 | Última Atualização: Segunda, 30 Julho 2018 12:10

Dia (28/07) é a data de conscientização em relação às Hepatites virais, nesse sentido a Prefeitura de São Borja promoveu inúmeras ações visando orientar à população a respeito do tema. O Serviço de Atendimento Especializado (SAE), setor ligado à Secretaria da Saúde, realizou inúmeras atividades em alusão à data.

A equipe do SAE esteve nas ESFs 5 (Passo) e 9 (Betim) realizando exames, testes rápidos HIV, Sífilis e Hepatites Virais. A programação alusiva ao dia D ocorreu no dia 27 de julho com um evento na Praça XV de Novembro. No ano de 2017, foram diagnosticados 38 casos de Hepatites em 2018, em seis meses já chegam a 28 novos casos.

Nas últimas semanas, foi realizada uma capacitação pelo SAE destinada aos enfermeiros das ESFs e CEMAE. O treinamento capacitou os profissionais para realizar os exames de testagem rápida para diagnóstico de Hepatites Virais B e C. Os exames logo estarão disponíveis à população nas ESFs, sendo realizados de forma gratuita, juntamente aos testes rápidos para HIV e Sífilis os quais já são disponibilizados na atenção básica.

O vice-prefeito Roque Feltrin e o secretário da Saúde José Luiz Rodrigues Machado (Boca) estiveram acompanhando o trabalho do SAE nas ESFs e aproveitaram para conversar com as equipes de trabalho a fim de levantarem demandas e escutar reivindicações da equipe.

Fonte: DECOM