Página inicial > Últimas Notícias > Definida programação do Seminário Regional de Energias Renováveis

Definida programação do Seminário Regional de Energias Renováveis

Publicado: Terça, 31 Julho 2018 11:55 | Última Atualização: Terça, 31 Julho 2018 11:57

Inicialmente previsto para o próximo dia 8, foi redefinida data - para 17 de agosto -, visando à realização em São Borja de seminário regional para debater sobre geração de geração de fontes renováveis de energia. A discussão central será a geração de energia solar, definida como melhor opção, segundo avaliações realizadas pelo Comitê de Estudos de Energias Renováveis (CEER), designado pelo prefeito Eduardo Bonoto. O seminário será das 14 às 18 horas, na Câmara de Vereadores, tendo como convidados prefeitos, secretários municipais e outros gestores dos 13 municípios da Fronteira Oeste.

O presidente do comitê em São Borja, João Carlos Reolon, ressalta que a iniciativa visa repassar subsídios e orientações para que projetos de geração de energia solar possam ser ativados na região.
São Borja já fez sua opção por investimento na área. Reolon destaca que representantes da comunidade local também podem participar da programação.

A primeira abordagem no seminário será do secretário de Planejamento em São Borja, engenheiro João Pedro Daitx. Ele vai mostrar o atual panorama de consumo de energia elétrica, com desembolso mensal na ordem de R$ 250 mil, incluindo o serviço de iluminação pública. A opção do CEER é por instalar em etapas sistema que atenda toda essa demanda. Inicialmente será ativado projeto com capacidade de 1 MWA, suficiente para suprir as necessidades de todos os prédios públicos municipais, inclusive as escolas.

A segunda explanação no seminário será feita pelo vice-presidente da Associação Gaúcha de Energia Solar, Paulo Müller, e pelo presidente da Agência de Desenvolvimento de São Borja, José Francisco Rangel. Ambos relatarão sobre experiências bem sucedidas de geração de energia solar, através de projetos implementados no Rio Grande do Sul e no Brasil envolvendo órgãos públicas e iniciativa privada.

O painelista a seguir será o assessor técnico de Gestão e Inovação da Secretaria Estadual de Minas e Energia,  Guilherme de Souza. Ele fará abordagem sobre “As Energias Renováveis como Insumos
para o Desenvolvimento Socioeconômico do Rio Grande do Sul”. Por último, às 16h15min, a programação prevê como painelista Maurício Mucelin, que atua como superintendente no RS do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Ele dará detalhes sobre alternativas de financiamento energético. A Prefeitura de São Borja já definiu que o BRDE é a melhor alternativa para a contratação de empréstimo no setor.

A partir das 17 horas, o encontro na Câmara de Vereadores será aberto para que os participantes apresentem questionamentos e tirem suas dúvidas. Essa etapa encerra a programação do seminário.

São Borja

O presidente do Comitê de Estudos de Energias Renováveis, João Carlos Reolon, reitera que o debate com participação de toda Fronteira Oeste visa possibilitar que, a exemplo de São Borja, outros municípios na região também possam instalar seus sistemas de geração, garantindo
autossuficiência energética.

Atualmente, para garantir energia elétrica aos prédios públicos municipais, a Prefeitura de São Borja gasta R$ 110 mil por mês. A projeção é que, desembolsando valor menor do que esse, mensalmente, em pouco mais de dois anos, estará pago o financiamento a ser contratado ao BRDE. “Depois disso, são mais de 20 anos de vida útil do sistema, com autossuficiência e energia limpa e de graça”, segundo destaca.

Fonte: DECOM