Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura trabalhará na identificação dos pontos turísticos na cidade

Prefeitura trabalhará na identificação dos pontos turísticos na cidade

Publicado: Terça, 31 Julho 2018 12:02 | Última Atualização: Terça, 31 Julho 2018 12:02

Usando recursos oriundos da Consulta Popular, São Borja vai melhorar e patronizar a identificação dos pontos turísticos mais visitados. A previsão é que a mesma placa de identificação apresente um breve relato de informações sobre o local, com dados de referência histórica, origem e importância, conforme cada caso.

A iniciativa está por ser implementada pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo Esporte e Lazer, que planeja iniciar atividades práticas já nas próximas semanas. Numa etapa inicial será feita a identificação, seguindo modelo padrão, de locais como as fontes de São Pedro e João João, os museus da cidade, Cemitério Paraguaio, Túmulo de Maria do Carmo, Cais do Porto, Parque General Vargas e monumentos mais representativos nas praças da cidade, por exemplos.

“Além de permitir ao turista e mesmo aos são-borjenses um serviço de orientação sobre a identificação das nossas principais referências históricas e culturais, queremos, ainda, oferecer informações básicas a respeito”, diz o secretário Íbaro Rodrigues. Ele avalia que isso, “além de dar maior motivação, garante saber cultural e segurança a quem nos visita”.

Numa etapa posterior, a ideia é identificar todos os locais na cidade, agregando resenha informativa, onde nasceram ou moraram figuras ilustres da história são-borjense. “A nossa constatação, no dia a dia, é que mesmo nós enquanto moradores desconhecemos fatos que são relevantes, e precisamos fazer o resgate desse rico patrimônio imaterial”, diz o secretário.

Os cemitérios da cidade são igualmente como locais em que prestar mais informações faz-se necessário. A intenção é de implantar, na fachada dos cemitérios, a espécie de fachada contendo foto, identificação é um breve relatório em relação aos sepultados, historicamente, mais ilustres. A iniciativa é vistas como oportuna para preservar a memória dos moradores da cidade e dos que a visitam.

Fonte: DECOM

Imagem: Arquivo DECOM