Página inicial > Últimas Notícias > São Borja promove campanha de arrecadação de lixo eletroeletrônicos

São Borja promove campanha de arrecadação de lixo eletroeletrônicos

Publicado: Quinta, 02 Agosto 2018 10:55 | Última Atualização: Quinta, 02 Agosto 2018 11:01

A Secretaria de Meio Ambiente confirma para a próxima semana operação de recolhimento de eletroeletrônicos que estejam para descarte. Materiais desse tipo poderão ser levados ao saguão da Prefeitura na quarta, quinta ou sexta-feira, dias 8, 9 e 10, para que possam ser recolhidos. Nos três dias, haverá serviço de plantão à disposição das 8 às 17 horas.

O secretário Fábio Fronza ressalta que a iniciativa é adotada em favor da preservação do meio ambiente e também tem a finalidade de prestar um serviço à comunidade. Será recolhido todo o lixo de informática e eletroeletrônicos em desuso e que serão reciclados por empresa especializada.

Uma empresa da cidade gaúcha de Horizontina está encarregada de recolher os materiais a serem descartados em São Borja. O que sai como lixo da cidade será submetido a processo de reciclagem ou reaproveitamentos.

A intenção é transformar o recolhimento de lixo eletrônico uma rotina entre os são-borjenses. O secretário Fronza confirma que futuramente o Departamento de Materiais da Prefeitura, na vila Cabeleira, será o ponto de coleta para comunidade destinar esses objetos. Os descartes devem ser levados a depósito no local todas as quintas-feiras, das 8 às 12 horas.

Materiais
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente dá exemplos e orientações sobre o tipo de material que poderá ser descartado pelas pessoas de modo geral, eletrônicas, oficinas e lojas de informática, por exemplo. O rol de itens inclui aparelhos de DVD, baterias, caixas de som, calculadoras, celulares, carregadores de aparelhos, centrais telefônicas, CPUs, estabilizadores, faxes, cabos e fios, fontes de computador, HDs e impressoras, Ainda são exemplos modens, teclados, aparelhos de TV, rádios, disquetes, CDs, No break, notebooks, rotadores e scaners.

O secretário Fábio Fronza observa que ainda precisa-se buscar uma solução para recolhimento de outros itens poluentes como pilhas e lâmpadas. Fronza explica que o custo logístico para retirar esse tipo de material é considerável e que são poucas as empresas que prestadoras esse tipo de serviço.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Imagem Web