Página inicial > Últimas Notícias > Capital do Fandango promove seu 2º Dia de Campo

Capital do Fandango promove seu 2º Dia de Campo

Publicado: Quinta, 02 Agosto 2018 11:48 | Última Atualização: Quinta, 02 Agosto 2018 12:09

Com previsão de tempo firme e elevação da temperatura, São Borja espera superar o público de oito mil pessoas de 2017 na programação deste ano em seu 2º Dia de Campo na Capital do Fandango, que acontece neste final de semana. As atividades serão desenvolvidas sábado à tarde e domingo todo o dia no Parque Esportivo General Vargas. O evento mobilizará CTGs e piquetes tradicionalistas da cidade, sendo uma prévia do que é a Semana Farroupilha na Capital do Fandango.

A coordenação da programação é da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esportes e Lazer e participação de vários outros setores da Prefeitura. Para as 14 horas de sábado é previsto o início de concurso de dança para a definição dos Casais Fandangueiros. A escolha será em três categorias – mirim, juvenil e adulto. As diversas entidades tradicionalistas participam do certame, cujos resultados serão divulgados no início da noite de domingo.

Para as 17 horas de sábado está programada apresentação da Escola de Dança Folclórica Raízes da Minha Terra. O grupo vem da cidade Argentina de Santo Tomé e mostrará o folclore do país vizinho, com destaque para o chamamé e o folclore da província de Corrientes.

No domingo, às 8h30min, partirá uma cavalgada da praça General Vargas, a Praça da Viação Férrea, com deslocamento até o local do Dia de Campo, no Parcão. Depois, às 9 horas, acontecerá a abertura oficial do evento, seguindo o concurso de danças.

O público que for ao Parque General Vargas terá a chance de receber informações e ensinamentos sobre práticas dos usos e costumes da cultura gaúcha. Isso será tarefa dos quatro CTGs da cidade – Tropilha Crioula, Boitatá, Farroupilha e João Manuel. Essas entidades assim como piquetes tradicionalistas também montarão seus 'bolichos', com várias tendas de comidas e bebidas, com destaque para a culinárias campeira.

A Emater igualmente estará no Parcão com estande para venda de artesanato campeiro e o repasse de orientações sobre a gastronomia regional. Por outro lado, as entidades tradicionalistas e lojas que vendem artigos da indumentaria gaúcha também montarão seus estandes de exposição e venda.

Para as 14h30min do domingo a programação estabelece concurso de trovadores, representando os CTGs. Este será mais dos um itens de avaliação no concurso entre as entidades. Apresentação de invernadas artísticas, às 17 horas, também integra o concurso.

A partir das 18 horas terá início o Fandango no Parcão, com apresentação de Márcio Correa e o grupo Gauchismo. A apresentação em São Borja – uma das mais requisitadas no Rio Grande do Sul -, é iniciativa da unidade local do SESC e do Sistema Fecomércio.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagem: Lucas Carvalho / Decom