Página inicial > Últimas Notícias > Dia de Campo atrai grande público no final de semana

Dia de Campo atrai grande público no final de semana

Publicado: Segunda, 06 Agosto 2018 12:12 | Última Atualização: Segunda, 06 Agosto 2018 12:27

Foram escolhidos os Casais Fandangueiros 2018

Milhares de pessoas conferiram a segunda edição do evento tradicionalista que começou no sábado pela tarde (04/08) e encerrou na noite de domingo (05/08), no Parque Esportivo General Vargas. Cerca de 40 casais disputaram os títulos de Casais Fandangueiros nas três categorias Mirim, Juvenil e Adulto. O Dia de Campo incluiu as quatro maiores entidades tradicionalistas do município e vários piquetes que trouxeram oficinas temáticas, comidas típicas, tiro de laço, chimarrão e objetos que retratam a cultura gaúcha.

A competição de dança começou no sábado (04/08), em que os competidores teriam que mostrar habilidades em ritmos como vaneira, chote, valsa, bugio, chamamé, rancheira e polca. Os ritmos eram sorteados na hora da apresentação, bem como as músicas, o que exigia dos dançarinos domínio, conhecimento, criatividade para fazer coreografia e segurança. O sábado ainda contou com a participação do Grupo de Folclore Raízes de Mi Tierra, da cidade Argentina de Santo Tomé.

O domingo começou com um grupo de 100 cavalarianos que saíram do Parque General Vargas com destino à Estação Rodoviária, retornando novamente ao Parcão. A abertura oficial contou com o pronunciamento do prefeito em exercício, André Dubal, que destacou que o movimento tradicionalista é algo que ultprassa os limites territoriais do estado, sendo que existem CTG e Piquetes espalhados por outros estados e países, o que faz do título de Capital Gaúcha do Fandango para São Borja algo muito representativo e importante.

O vereador Élvio Feltrin, representando a Câmara, lembrou do trabalho para que São Borja fosse reconhecida como Capital Gaúcha do Fandango, uma iniciativa do edil por meio de projeto de lei do Deputado Estadual Lucas Redecker e sancionada pelo governo do estado. Feltrin frisou que o título ajuda a potencializar o turismo, a economia, rede hoteleira e setor gastronômico do município.

O secretário da Cultura, Íbaro Rodrigues, falou que Dia de Campo vem ganhando proporções maiores e que no próximo ano poderão ser convidados CTGs e entidades de outros municípios.

Após cerimônia de abertura, ocorreram as etapas finais da competições de dança e também o concurso de trovadores, sendo que o vencedor deste foi, Amauri Garcez, representando o Boitatá. As entidades também foram avaliadas pela participação como número de casais pilchados e atividades trazidas para o evento. A classificação ficou assim: 1° Lugar – Centro Nativista Boitatá, 2° Lugar – CFTG Farroupilha, 3° CTG - Tropilha Crioula e 4° Lugar - PTG João Manoel.

O momento mais esperado da programação foi a divulgação dos Casais Fandangueiros 2018 que são:

Casal Mirim

Emanueli dos Santos Pitaluga

Mikael de Lima Lopes

(Representantes do Boitatá)

Casal Juvenil

Isadora Leal Corim

Welington Trindade Sant’ anna

(Representantes do CFTG Farroupilha)

Casal Adulto

Micaela Soares Kochann

Eduardo Martins dos Reis

(Representantes do Boitatá)

O Dia de Campo teve o encerramento na Capital Gaúcha do Fandango com um grande baile gratuito para comunidade. A atividade ocorreu em uma parceria com o gerente do SESC, Mauro Perobelli, entidade patrocinadora do show.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM