Página inicial > Últimas Notícias > Professores do programa Educação Empreendedora recebem capacitação

Professores do programa Educação Empreendedora recebem capacitação

Publicado: Terça, 07 Agosto 2018 10:38 | Última Atualização: Terça, 07 Agosto 2018 10:38

Entre a última segunda-feira (06/08) e a próxima sexta (10), o Sebrae desenvolve a primeira etapa de capacitação de professores da rede municipal, visando colocar em prática com os alunos, em sala de aula, o programa pedagógico Educação Empreendedora. Lei municipal, aprovada em 2017, estabelece que o ensino desse conteúdo curricular passa a fazer parte da rotina de ações das escolas em caráter permanente, de maneira transversal entre as diversas disciplinas.

A capacitação, que é desenvolvida no Instituto de Formação Tereza Verzeri, envolve, inicialmente, docentes das escolas municipais Ubaldo Sorrilha da Costa e Vicente Goulart. Depois, de 13 a 17 de agosto, a capacitação será dirigida a professores das escolas municipais Sagrado Coração de Jesus e Duque de Caxias. Serão 45 horas de orientações, ministradas pelo consultor do Sebrae Altamir Bernardes, de Passo Fundo. As atividades são nos turnos da manhã e da tarde, com projeção de pelo menos 60 participantes.

A diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Lourdes Balbueno, diz que os professores serão preparados para trabalhar em todas as séries do Ensino Fundamental. Em cada etapa de ensino será dado um enfoque central. No 1º ano a abordagem será sobre Ervas Aromática; 2º ano, Temperos Naturais; 3º ano, Oficina de Brinquedo Ecológico, 4º ano, Locadora de Produtos; 5º ano, Sabores e Cores; 6º ano, Ecopapelaria; 7º ano, Artesanato Sustentável; 8º ano, Empreendedorismo Social e 9º ano, Novas Ideias, Grandes Negócios.

O secretário de Educação, João Carlos Reolon, destaca a importância do programa em âmbito municipal. Observa que, “como está instituído em lei, terá caráter permanente e, de maneira gradativa, abrangerá todas as escolas”. O secretário explica que a ação pedagógica não se limita a estimular o empreendedorismo no plano empresarial, futuramente, mas também consolidar “ganhos no plano pessoal”. Reolon ainda ressalta que o estudante receberá educação de valores, como ética, cidadania e sustentabilidade.

O Sebrae oferecerá, gratuitamente, além da orientação técnica e pedagógica ao programa, também o material didático necessário. Algum subsídio complementar a professores e alunos será fornecido pelas escolas e a Secretaria Municipal de Educação.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM