Página inicial > Últimas Notícias > São Borja discute organização do Carnaval 2019

São Borja discute organização do Carnaval 2019

Publicado: Quinta, 09 Agosto 2018 10:05 | Última Atualização: Quinta, 09 Agosto 2018 10:05

Assim como São Borja é destaque no Rio Grande do Sul como Capital Gaúcha do Fandango, também passa a trabalhar para fortalecer os eventos de Carnaval. Além do Cais Folia, que já é uma marca consagrada, a meta é que também os demais eventos alcancem status semelhante. A primeira estratégia é organizar as equipes de trabalho e estabelecer o cronograma de atividade com bastante antecedência.

Com objetivos como estes, o prefeito em exercício Roque Feltrin promoveu reunião, quarta-feira (08/08), às 14 horas, já anunciando a Comissão Central dos trabalhos. “O Carnaval, através de seus vários eventos, é uma das maiores programações popular que fomenta à integração, à cultura e ao turismo, o que então nos motiva a promover e fortalecer todo esse potencial”, disse Feltrin. Através do decreto 17.782, foi instituída a Comissão Central de eventos e os subgrupos de trabalho. Entre os eventos a serem realizados, estão o Concurso Regional de Músicas Apparício Silva Rillo, a eleição da Corte do Carnaval, o Desfile/Concurso das Escolas de Samba, o Baile da Diversidade e o Cais Folia.

A Comissão Central reúne os secretários municipais, coordenadores e diretores de Secretaria e ainda dois representantes da Câmara de Vereadores – Airton Poerscke e Marcelo Robalo. Presidirá a comissão, a exemplo do último Carnaval, o secretário de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Edson Damião Ribas.

Como quase todas as principais atividades em 2019 estarão concentrada no início de março, Damião Ribas entende que haverá tempo suficiente para organizar as programações. “A edição deste ano já foi um sucesso e podemos fazer ainda melhor”, garante. Ressalta o presidente que os próximos meses, até janeiro, “serão de muito trabalho de organização e busca de apoio, mas sobretudo será uma ação que proporciona lazer e alegria à comunidade”.

Proposições

Para a próxima semana ficou definido um novo encontro para reunir os grupos específicos de cada setor. As primeiras ideias já começaram a serem lançadas e se discutirá a implementação dessas. Uma das definições é que o Cais Folia – maior baile popular a céu aberto do Estado - seguirá com cobrança de ingresso, mesmo que valor simbólico. A proposição, porém, é que outros 'produtos', espaços e marcas do Carnaval possam ser comercializados, “não como simples contribuição ao evento, mas como investimento de divulgação”.

No último Carnaval, a Prefeitura desembolsou cerca de 60% dos custos relativos aos eventos de carnaval, porém com a bilheteria do Cais Folia foi possível cobrir o restante, cerca de R$ 117 mil. Também foram apresentadas como sugestões, para a partir de 2019, a serem discutidas, a ampliação do festival regional de músicas para o Carnaval. Outra proposição ainda da realização de um show musical de porte nacional. Outra ideia é que, de imediato, seja concebida a logomarca dos eventos do próximo ano, para, desde já, intensificar a divulgação.

Comissões

Será mandado projeto de lei à Câmara de Vereadores solicitando análise e deliberação nos casos necessários. Além de prever iniciativas deste tipo, o decreto do prefeito define que a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer fará a coordenação geral dos eventos, mas com participação de todas as demais secretarias e da Câmara Municipal.

O decreto ainda define as várias comissões específicas de trabalho. São elas: Gabinete do Prefeito, Comissão Central, Comissão de Recepção, Comissão de Finanças, Comissão de Divulgação, Comissão de Captação de Recursos, Comissão de Infraestrutura e Logística, e Comissão de Segurança.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM