Página inicial > Últimas Notícias > Começa migração para usar novo software de gestão na Prefeitura

Começa migração para usar novo software de gestão na Prefeitura

Publicado: Segunda, 13 Agosto 2018 09:44 | Última Atualização: Segunda, 13 Agosto 2018 10:23

Através de parceria da Prefeitura de São Borja e da empresa DS Seller, já está em andamento a implantação de um novo software de gestão nos diversos setores e serviços na administração municipal. De forma gradativa, passa a ser adotado o software livre e-Cidade, produzido pelo Ministério de Planejamento que substitui o sistema em uso. Uma das vantagens será a economia em relação à manutenção, com a mudança para o novo sistema, a Prefeitura terá apenas o custo de implantação e, depois, pequenas despesas com assistência operacional.

O responsável pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Renan Streck Donato, informa que a migração já ocorre em alguns setores considerados fundamentais e estratégicos. São exemplos as áreas de Tributação, Central de Compras, Licitações, Recursos Humanos e Controle de Patrimônio. Atualmente quatro servidores do DTI, setor ligado à Secretaria de Administração, trabalham nessa operação de migração, conversão e conferência de dados. Remotamente, também técnicos da DB Seller fazem acompanhamento diretamente de Porto Alegre, onde fica a sede da empresa.

O secretário de Administração, Plínio Klein, explica que a previsão é que em outubro e novembro ocorra a fase de treinamento dos servidores na Prefeitura, nos diversos setores, para que sejam multiplicadores de orientações aos demais trabalhadores. A expectativa é que até o final de dezembro esteja concluída a primeira etapa do processo de transição. Estão entre as prioridades ajuste nos sistemas de tributação e contábil, já permitindo que a cobrança do IPTU/2019 ocorra sob gestão operacional do e-Cidade.

Outras mudanças

A perspectiva é que a adoção do novo software resulte, além de economia de recursos financeiros, também maior abrangência de controle. As áreas de Saúde, Educação e Assistência Social na Prefeitura, hoje não abrangidas pelo software utilizado, igualmente passarão para o novo sistema, possibilitando controle geral integrado.

Renan Streck Donado ressalta que, após a implantação do e-Cidade, outra importante tarefa terá de ser colocada em prática que é a implantação do cadastro geral do e-Social, do governo federal. Todos os servidores municipais e seus dependentes terão incluído detalhamento completo do perfil de identificação pessoal. Sem as informações conforme as exigências estabelecidas, quaisquer encaminhamentos ou recebimento de benefícios ficam inviabilizados.

Fonte: DECOM