Página inicial > Últimas Notícias > Merendeiros recebem uniforme, equipamentos e capacitação

Merendeiros recebem uniforme, equipamentos e capacitação

Publicado: Segunda, 13 Agosto 2018 09:47 | Última Atualização: Segunda, 13 Agosto 2018 10:25

Pela primeira vez, os 52 merendeiros que atuam nas escolas da Rede Municipal de Ensino em São Borja receberam kits com uniforme e equipamentos básicos de proteção individual de trabalho. A iniciativa do repasse foi adotada pela Secretaria Municipal de Educação (SMEd), que também promoveu atualização de orientações aos integrantes da categoria.

Os kits repassados incluem jaleco, calça, avental em tecido, touca, calçados e luvas plásticas em látex. O investimento realizado pela SMEd chega a quase R$ 8 mil. A iniciativa visa atender aos padrões estabelecidos pela legislação da alimentação escolar, garantindo, além de melhor qualidade à merenda, mais fácil identificação dos merendeiros.

A entrega dos uniformes ocorreu em encontros na Sala do Servidor, na Prefeitura, nos dias 10 e 13 de agosto, quando também foram promovidas palestras pelas nutricionistas Josélia Messa Pires e Sandra Vendrúsculo dos Santos, juntamente tendo a participação da Supervisora da Alimentação Escolar, Simone Prieb Teló. Elas repassaram orientações em relação a temas como 'técnicas de higienização', 'doenças transmitidas pelos alimentos' e 'congelamento e descongelamento de alimentos'. Ainda foram abordadas questões como 'organização e gerenciamento de estoques' e 'controle de qualidade e de desperdício de insumos'.

Produção de insumos

Recursos federais, com contrapartida da Prefeitura, garantem a aquisição de gêneros alimentícios para a produção da merenda distribuída às crianças e adolescentes matriculados na Rede Municipal de Ensino. O secretário de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que boa parte dos insumos utilizados pode ter produção e oferta locais.

De acordo com a legislação federal, até 30% dos gêneros podem ser fornecidos por produtores da agricultura familiar. Isso é possível  ocorrer em relação a hortifrutigrangeiros, pães, bolachas, mel, doces e cucas, por exemplo. A oferta, por enquanto, até abaixo do patamar definido em lei. Segundo o secretário Reolon, isso significa que existe um bom estímulo para incremento da produção, visando atender também esta demanda.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM