Página inicial > Últimas Notícias > Seminário regional de São Borja sobre energia solar será na sexta-feira

Seminário regional de São Borja sobre energia solar será na sexta-feira

Publicado: Segunda, 13 Agosto 2018 10:31 | Última Atualização: Segunda, 13 Agosto 2018 10:32

Será nesta sexta-feira (17/08), na Câmara de Vereadores em São Borja, a partir das 14h30min, a realização de seminário regional de iniciativa da administração municipal, visando discutir à implantação de sistemas de geração de energia solar. Comitê instituído na Prefeitura fez estudos, a pedido do prefeito Eduardo Bonotto, concluindo pela viabilidade de ativação de investimentos no setor. O seminário reunirá prefeitos, secretários e outros gestores dos 13 municípios da Fronteira Oeste para, em conjunto, também avaliarem possíveis investimentos. A comunidade em São Borja também é convidada a participar do evento.

O presidente do comitê na Prefeitura, formado pela maioria das secretarias municipais e presidido por João Carlos Reolon, optou pela instalação, inicialmente, de sistema com capacidade de geração de um MWA (megawatte) de energia. Esse volume será suficiente para atender à demanda energética de todos os prédios municipais, inclusive as escolas. “Pelas nossas projeções, mesmo pagando financiamento a ser contratado, haverá uma economia de R$ 700 mil já no primeiro ano”, ressalta Reolon. Ao longo da vida útil do sistema, a economia seria na ordem de R$ 15 milhões.

Avaliação técnica indica ser necessário uma área de três hectares para localização dos equipamentos e funcionamento do serviço. Essa área já é estimada projetando futuras expansões na geração. Pela perspectiva traçada, uma capacidade instalada de dois megawattes de energia já atenderia também o serviço de iluminação pública da Prefeitura e demais necessidades.

Painelistas

A programação do seminário na Câmara prevê abordagem de seis diferentes painelistas, para repassar informações e sanar dúvidas nos diferentes aspectos. A primeira manifestação será do secretário municipal de Planejamento, João Pedro Daitx, que apresentará um panorama sobre os gastos com energia na Prefeitura, mostrando ainda as vantagens do sistema fotovoltaicos.

O painel a seguir terá como tema a implantação de placas solares no Brasil. Falarão o presidente da Agência de Desenvolvimento de São Borja, José Francisco Rangel, e o vice-presidente da Associação Gaúcha de Energia Solar, Paulo Müller.

Na sequência, a abordagem será de dois representantes da Secretaria Estadual de Minas e Energia. O gerente de Planejamento Energético, Éberson Silveira, falará sobre a energia distribuída no Estado e a gerente de Inovação e Fontes Energéticas, Denise Brizola, mostrará o programa de energias renováveis.

O último painel na programação será do superintendente do BRDE no Rio Grande do Sul, Maurício Mocelin. Ele vai detalhar sobre fontes de financiamento de projetos de energia solar ou similares através do banco.  O encerramento do seminário será destinado à formulação de perguntas e troca de informações.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM