Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Municipal de Turismo vai ser reativado em São Borja

Conselho Municipal de Turismo vai ser reativado em São Borja

Publicado: Quarta, 15 Agosto 2018 09:42 | Última Atualização: Quarta, 15 Agosto 2018 09:42

As próximas semanas serão de mobilização na comunidade, pela da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, visando à reativação do Conselho Municipal de Turismo. O colegiado será recomposto com participação de entidades e de pessoas com atividades voltadas ao setor. A previsão é de até 3 de setembro recompor o conselho.

No próximo dia 22 de agosto haverá encontro regional em Santana do Livramento, com participação também de lideranças estaduais e nacionais ligadas ao turismo. São Borja marcará presença no encontro, tendo como uma das finalidades buscar subsídios para a reestruturação do seu Conselho e para elaboração de um Plano Municipal de Turismo.

O secretário de Cultura e Turismo, Íbaro Rodrigues, destaca que são de fundamental importância as ações a serem implementadas. “Com a reativação do conselho e definição de um plano organizacional para o setor turístico, nos habilitamos, por exemplo, a pleitear recursos financeiros e outros apoio no Ministério do Turismo, a partir do próximo ano”, destaca o secretário.

Íbaro Rodrigues também prevê o funcionamento de postos de orientações aos turistas que circulam pela região. Inicialmente, estão programadas duas unidades de atendimento – uma no Centro Unificado de Fronteira da Ponte da Integração e outra junto ao Memorial João Goulart, na avenida Presidente Vargas.

O secretário observa que, considerando o grande potencial de São Borja, há muito o que fazer na área do turismo. Cita como exemplo a forte identificação da cidade com a cultura missioneira. Nesse sentido, a meta é consolidar um circuito turístico unindo os 30 antigos povos missioneiros – 15 no Paraguai, oito na Argentina e sete no Brasil. São Borja tem significação emblemática nesse contexto, como Primeiro dos Sete Povos brasileiros.

Fonte: DECOM

Imagem: DECOM