Página inicial > Últimas Notícias > Expectativa para grande público no Festival de Bandas

Expectativa para grande público no Festival de Bandas

Publicado: Quarta, 15 Agosto 2018 09:45 | Última Atualização: Quarta, 15 Agosto 2018 09:45

O fim de semana será de grande movimentação no Cais do Porto, em função da realização do 17º Festival de Bandas Escolares, evento que precede a programação da Semana da Pátria. Neste sábado, a partir das 15 horas, apresentam-se 19 bandas de escolas de Ensino Infantil e Fundamental e no domingo, a partir das 16 horas, será a vez das nove bandas de escolas de Ensino Médio. A expectativa é de um público é de pelo menos cinco mil pessoas a cada dia.

A Secretaria Municipal de Educação (SMEd), que coordena a realização do festival, destaca que, além das escolas da cidade, também as do campo fazem sua apresentação na pista do Cais. Nas
comunidades do interior, a movimentação de estudantes, professores e familiares já começa pela manhã. A SMEd garante serviço de transporte, inclusive para as escolas urbanas das áreas mais distantes.
Em toda a área próxima ao local do evento, os serviços de segurança estarão reforçados. A Secretária de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito coloca em ação sua equipe de agentes de Trânsito para organizar o tráfego de veículos e pessoas. Já a Brigada Militar, instituição que integra a Comissão Central das programações alusivas à Semana da Pátria, reforçará o policiamento no bairro do Passo e principalmente no Cais do Porto.

Para evitar acidentes, o regulamento do festival proíbe a utilização de fogos de artifício ou outros artefatos pirotécnicos. Nos dois dias, a previsão é que as atividades estendam-se até as 20 horas.Como em todos os grandes eventos no Cais, ambulantes manterão serviço de venda de lanches e refrigerantes.

Na hipótese de chuva ou instabilidade do tempo que possa impedir ou ameaçam a realização do festival, a questão será avaliada pela comissão central. O grupo de trabalho é presidido pelo secretário de Educação, João Carlos Reolon, e tem participação da equipe da secretarias e de outras instituições educacionais.

As apresentações

As apresentações no Festival neste sábado, às 15 horas, começarão pelas bandas na Categoria A, escolas de Educação Infantil. Serão duas escolas municipais: Duque de Caxias e Francisco Miranda.
A partir das 15h30min, ainda na Categoria A, apresentam-se as bandas escolas até o 5º ano do Ensino Fundamental. São elas: Neith Aragon Motta, Francisco Miranda, Cândida da Vargas, Neuza Brizola, Aparício Mariense e República Argentina.

Na sequência virão as bandas das escolas dos finais do Ensino Fundamental, Categoria B. Serão quatro escolas do campo: Olinto Dornelles, Osvaldina Batista da Silva, Ivaí e Liôncio Pereira Aquino. Da cidade, na mesma categoria, serão sete escolas: Duque de Caxias, Sagrado Coração de Jesus, João Goulart, Vicente Goulart, Tusnelda Lima Barbosa, Viriato Vargas e Ubaldo Sorrilha da Costa.

Uma alteração foi promovida no regulamento em relação à participação das bandas das escolas de Ensino Médio, integrantes da Categoria C. Elas podem incluir na apresentação até cinco instrumentista que não estejam frequentando a escola, ou seja, ex-alunos ou convidados.

Serão nove escolas de Ensino Médio com suas bandas no Cais. Representarão as escolas Timbaúva, Militina Pereira Alvarez, Arneldo Matter, Tricentenário, Apparício Silva Rillo, Getúlio Vargas, Colégio Estadual de São Borja, Padre Francisco Garcia e Olavo Bilac. A Secretaria Municipal de Educação entregará Certificados de Participação e Reconhecimento às escolas e suas bandas.

Fonte: DECOM

Images: DECOM