Página inicial > Últimas Notícias > São Borja receberá um valor maior no Corede 2018

São Borja receberá um valor maior no Corede 2018

Publicado: Segunda, 28 Agosto 2017 09:23 | Última Atualização: Segunda, 28 Agosto 2017 09:24

São Borja totalizou na última votação do Corede 4.875 votos, ultrapassando o percentual exigido de 1.900 votos como cláusula de barreira pelo sistema de votação popular. Mediante uma estratégia organizada na Prefeitura, o município atingiu todos os requisitos mínimos estipulados por projetos e será beneficiado nas três áreas: Saúde, Desenvolvimento Rural e Turismo.

Do total de votos, o município conseguiu 2.148 votos para Saúde, 1.703 no desenvolvimento rural e na área do turismo 1.024. Cumprindo as exigências básicas para receber os recursos do Governo do Estado, recebendo parte do valor de R$ 2,6 milhões destinado aos municípios da Fronteira Oeste.

O fato foi considerado uma vitória para equipe que buscou os votos, pois em anos anteriores São Borja ficou de fora da divisão dos recursos das consultas populares por não alcançar o percentual mínimo. Em 2017, com a estratégia de buscar votos nas casas dos moradores, o município teve uma das maiores votações da história.

O trabalho continua rendendo frutos, nesta terça-feira (22/08) em Sant'Ana do Livramento, ocorreu uma Assembleia Regional do Corede Fronteira Oeste para discutir a redistribuição dos recursos relativos às cidades que não atingiram os percentuais de votação. São Borja foi representada pelo Presidente da Câmara de Vereadores Eugênio Dutra e pelo vereador José Luis Machado (Boca), que trouxeram a notícia de que São Borja, por ter cumprido as exigências na votação do Corede será um dos municípios que receberá o valor excedente que foi repartido para as cidades que também cumpriram as cláusulas de barreira.

Assim o município receberá R$ 127.064,12 para aplicar na área do Turismo, onde diversos projetos estão sendo elaborados e serão apresentados a partir do dia 15 de setembro até 15 de janeiro. No Desenvolvimento Rural R$ 98.826,02, que será designado para aquisição de agroindústrias às comunidades de pequenos agricultores e por fim na Saúde o município receberá R$ 118.626,83, os quais serão investidos na aquisição de equipamentos paras as ESFs e para o hospital e também novos veículos, para melhorar o atendimento à população são-borjense.

O objetivo de São Borja é ganhar tempo e apresentar os projetos até o dia 15 de setembro, haja vista que no próximo ano haverá eleições e no mês de maio suspende-se os repasses orçamentários.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja