SMEd e Sesc promovem Seminário de Educação online
Atividades na Secretaria de Educação não cessam. A iniciativa mais recente, com atividades online, é um Seminário de Educação aos docentes da rede municipal em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio). Teve início esta semana e estende ao início de setembro.
No total, serão sete palestras, cada com duas horas de duração, além de duas oficinas, estas com três horas de duração. Serão 20 horas de ações pedagógicas, coordenadas pelo Sesc. Todo o evento é realizado de forma virtual e específico a seu público-alvo, pelas limitações decorrentes da pandemia. A Secretaria Municipal de Educação ficou responsável por realizar as inscrições dos participantes.
O secretário de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que, apesar da pandemia, a escola mantém sua atuação no limite das possibilidades, lembrando de duas outras parcerias da SMEd com universidades - a Unipampa e a Ulbra. “Precisamos, em caráter permanente, preparar nossos professores de acordo com cada conjuntura, para que possa fornecer aos alunos sempre o melhor fazer pedagógico”, destaca Reolon.
Já o gerente do Sesc em São Borja, Mauro Perobelli, destaca uma importância da parceria com as prefeituras no Estado, “em iniciativas especiais como esta voltadas ao aprimoramento dos professores”. Perobelli informa que o projeto pedagógico do seminário começou em Frederico Westphalen e já atinge sete mil professores em 57 municípios gaúchos. Na região, além de São Borja, são abrangidos também Maçambará, Itacurubi e Unistalda.
O seminário em parceria com o Sesc, reunindo 380 docentes, teve a abertura oficial na segunda-feira (17/08), com a presença do diretor regional do sistema Sesc / Senac, João Paulo da Rosa. Na mesma oportunidade, já aconteceu uma abordagem do tema 'O desafio de volta às aulas sob o olhar da medicina'. Trabalharam sobre a questão Edu Roberto Cerutti Barros e Thianan Ricardo Souza.
Já nesta quarta-feira (19/08), Regina Schudo trata do 'Contexto da aprendizagem em 2020 - aulas remotas ensinam?' Na sexta-feira, dia 21, Ana Rosemeri Cunha coordena ações sobre 'Inclusão e equidades - oportunidades de aprendizagem'.
No dia 24, segunda-feira, às 8h30min, o tema do seminário será 'Relação família / escola: dos valores ao aprendizado'. O facilitador será Max Haetinger. Em 26 de agosto, quarta-feira, no mesmo horário, Lourdes Atié trabalha o tema 'Cuidar de quem ensina em tempos de coronavírus'. Já Cris Vieira faz uma abordagem do dia 28, com o enfoque 'Evasão escolar e os desafios de avaliação em tempos de educação remota sob a perspectiva da neurociência'.
Encerrando a agenda do seminário em agosto, no dia 31, às 8h30min, Jorge Trevisol trata de 'Novos tempos, novos olhares e novas práticas: como se reestruturar a partir de agora'. Em 2 de setembro, quarta-feira, a partir das 8h30min, Jackes Heck discorre sobre o tema 'Ferramentas da interação: condução de aulas interativas com metodologias ativas'. O mesmo expositor aborda, no dia 4, o tema 'Professores Youtuber: planejamento, criação, edição e publicação'.
Redes Sociais