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Retorno às aulas presenciais na rede municipal será gradual e alternado

Publicado: Sexta, 19 Fevereiro 2021 08:53 | Última Atualização: Sexta, 19 Fevereiro 2021 09:32

 

A palestra online “Os Desafios da Educação em 2021”, realizada na quinta-feira (18/02), e proferida por Jackes Reck, professor de pós-graduação do Senac e da Univates, abriu oficialmente o ano letivo para os professores da rede municipal em São Borja.

Já os estudiosos, boletins também com atividades à distância, voltam no dia 24, quarta-feira. Um detalhado plano de retomada do montado no município, de prevenção à Covid-19, através do Centro de Operação de Emergência (COE), instituído através do decreto de agosto de 2020. Equipe técnica formada por representantes das secretarias municipais de Educação e de Saúde elaborou protocolo abrangendo todas as demandas e ações a serem implementadas.

O secretário de Educação, João Carlos Reolon, ressalta que todas as iniciativas foram pensadas para garantir aos alunos da rede municipal o direito de acesso à Educação Básica, como preconizam a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

“Estamos assegurando esse direito legal, porém com a devida responsabilidade de, ao mesmo tempo, também zelar pela proteção à saúde de nossos educandos e educadores”, diz ele. Acrescenta que, se necessário, “não hesitaremos em reformar ou recuar em relação ao plano de ações que foi

planejado ”.

Reolon ainda destaca que o período de preparação pedagógica dos docentes será mais longo, de quatro dias, ea volta dos estudantes a aulas presenciais será a partir de março - divididos em grupos e de forma escalonada. O secretário igualmente chama a atenção que a oferta de ensino híbrido - de aulas presenciais e à distância - resulta de um ano de avaliações, experiências e aprendizados ao longo da pandemia.

“Sobretudo é preciso destacar, ainda, que não se trata de uma iniciativa protegida, de São Borja, mas construída e decidida coletivamente”, afirma.

A opção pelo retorno às aulas presenciais é a definição dos ministérios e secretarias estaduais e municipais de Educação e de Saúde, assim como os conselhos que atuam nessas áreas. Opinaram no mesmo sentido o Governo Estadual e a Undime (União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação). O COE Municipal foi formado a partir dessas diretrizes gerais.

O amparo técnico e legal para o plano de retorno às escolas que foi elaborado igualmente leva em conta a situação de pandemia e seus reflexos planetários, segundo reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). No plano nacional, balizam as diretrizes decretos, medidas provisórias, portarias e normas técnicas, entre outras peças legais - de âmbito federal, estadual e municipal. São

Borja segue em estado calamidade pública, devido à pandemia do Coronavírus, mas a conclusão é que, mesmo assim, a juventude não pode seguir privada de um direito social constitucionalmente assegurado.

O calendário

O cronograma de volta às aulas na rede municipal define que as reuniões pedagógicas dos professores nas escolas ocorrerão entre os dias 19 e 23 de fevereiro. De 24 a 26 aulas remotas para todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (EF) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Ensino Fundamental será dividido em dois grupos, Grupo 1 e Grupo 2;

De 1 ° e 05 de março acontecerão aulas presenciais para os alunos do 1 ° ao 5 ° ano - Grupo 1 -

Já o Grupo 2 terá aulas presenciais de 08 a 12 de março.

O mesmo critério será utilizado para o Ensino Fundamental II, sendo que o Grupo 1 aulas presenciais do dia 08/03 a 12/03.

A EJA obedecerá o mesmo calendário do Ensino Fundamental II com aulas presenciais para todas as Totalidades.

O Grupo 2 do Ensino Fundamental II aulas presenciais de 15/03 a 19/03.

A Educação Infantil - Pré I e II das EMEFs iniciarão suas atividades presenciais a partir de 15 de março.

A Etapa Creche: Maternais I e II das EMEIs iniciarão suas atividades presenciais de 11 a 19 de março e Berçários I e II de 22/03 a 26/03.

Os professores do Ensino Fundamental precisam três horas de atendimento presencial diário aos estudantes. Com o objetivo de obedecer às normas de distanciamento social controlado, a turma será dividida em dois grupos, alternando atividades presenciais e não presenciais semanalmente entre os grupos, em sistema de rodízio.

Protocolos rígidos

Em atenção às normas das autoridades e órgãos de Saúde nacionais, estaduais e mundiais, se uma das prioridades é garantir aos alunos acesso à educação, outra, do mesmo modo, é garantir proteção e prevenção à Covid. Assim é que, no plano pedagógico, os currículos serão adaptados às circunstâncias, inclusive buscando recuperar conteúdos não trabalhados em 2020. Essas ações pressupõem aferição nos campos de conhecimentos, cognitivo e emocional dos educandos.

Em relação à crise sanitária acarretada pela pandemia, todas as medidas protetivas possíveis estão sendo adotadas. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscaras para os alunos, álcool em gel, pias de uso coletivo e tapetes de higienização adaptados à disposição nas escolas. Para resguardar o distanciamento social recomendado, as salas de aulas somente funcionarão com 50% da sua capacidade de ocupação, observando a distância mínima de 1,5 metro entre as aulas dos alunos.

Outra atenção especial será em relação ao transporte escolar dos estudantes. Os veículos a serem utilizados para este fim circular com ocupação de somente 50% da sua capacidade nos assentos, com higienização permanente. “Um sintoma ou suspeita de Covid será imediatamente investigado e o paciente anterior do convívio coletivo”, ressalta o secretário Reolon.

Trabalhadores em Educação

As diretrizes contidas no COE Municipal dedicam atenção especial também aos trabalhadores em Educação - professores e servidores nas escolas. “Temos muito orgulho e gratidão a esta valorosa categoria de colegas”, ressalta o secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon. Ele ressalta que “a nossa expectativa é que também agora todos eles novamente darão o seu melhor em favor da causa educacional”.

Reolon diz que a Secretaria Municipal de Educação “faz o que pode para garantir segurança plena e acolhimento afetivo que os nossos educadores merecem”. O secretário lembra que, “como é do nosso perfil, estaremos sempre à disposição para o diálogo e o entendimento”. Ele reconhece que a tarefa não será fácil trabalhar durante uma pandemia, “mas capacidade, coragem e dedicação não faltam a todos os nossos servidores na SMEd”.

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