SMDS segue distribuição da Sopa Solidária
Iniciada no começo do mês de maio, segue a distribuição da chamada Sopa Solidária em São Borja, para atender às famílias em situação mais vulnerável e agravada pela pandemia da Covid-19. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que coordena a implementação do projeto, diz que, para a ação, tem sido indispensável o apoio da comunidade. Através de gestos de solidariedade, são arrecadados insumos alimentícios para a produção das sopas – gêneros que são agregados aos já disponíveis na secretaria.
A titular da SMDS, Luciane Bidinoto, explica que uma das principais fontes de recolhimento de alimentos é a campanha Vacinação Solidária. As secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social realizam a parceria. Ao receberem a vacina contra a Covid ou a gripe, as pessoas fazem entrega de um quilo de alimento não perecível. Além disso, doações espontâneas de insumos são levadas diretamente na SMDS, em frente ao hospital Ivan Goulart.
Equipe de nutricionistas do Restaurante Popular prepara 500 porções de sopas, semanalmente. Cada um dos cinco CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) na cidade recebe 100 porções. Luciane Bidinoto explica que o critério para distribuição é atender famílias que, neste mês, não recebem cestas básicas. Devido à pandemia, o Restaurante Popular segue fechado.
A Sopa Solidária é servida sempre a partir de 11h30min. Nas terças e quintas-feiras são atendidos os CRAS Arneldo Matter, Centro e Paraboi. Já nas quartas e sextas-feiras são atendidas famílias dos CRAS Passo e Leonel Brizola. O prefeito Eduardo Bonotto ressalta que, “além de gestão administrativa racional e criativa, compartilhar ações é fundamental e, nesse aspecto, os são-borjenses são exemplares!”
Redes Sociais