Prefeitura recupera malha viária rural
Levantamento divulgado, esta semana, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMISUST) mostra que, este ano, está sendo recuperada toda a malha de estradas rurais mantidas pela Prefeitura.
“É um resultado relevante a ser comemorado; afinal são mil duzentos e noventa e oito metros de vias a serem conservados”, segundo destaca o prefeito Eduardo Bonotto. Ele acrescenta que as máquinas rodoviárias adquiridas, ano passado, pela Administração Municipal estão colaborando muito para os bons resultados, o que justifica os investimentos realizados em maquinário.
O secretário de Infraestrutura, Moacir Tiecher, destaca que, além de recuperação e manutenção das estradas correspondentes ao território de São Borja, também estão sendo possíveis parcerias. É o caso de um acordo de cooperação com a Prefeitura de Santo Antônio das Missões.
“Acertamos que na região de São José e Rincão do Meio, que abrange área dos dois municípios, ora um melhora as estradas, ora o outro faz o serviço. Recentemente, já desenvolvemos essa ação de apoio em regime de parceria”, ressalta o secretário.
O titular da SMISUST detalha ainda que o parque de máquinas da secretaria tem cinco motoniveladoras em operação atualmente, uma delas na cidade. Existe à disposição, além disso, uma sexta máquina de reserva. Paralelamente, foi reforçada a frota de caçambas, retroescavadeiras e de escavadeiras hidráulicas, mais equipamentos de apoio.
“Como temos uma equipe experiente e dedicada, os resultados têm sido muito bons, recebendo a aprovação na comunidade”, diz ele.
Ainda em relação à infraestrutura operacional da secretaria, Tiecher informa que já houve licitação e em algumas semanas chegará uma roçadeira lateral. O equipamento, que funciona acoplado a um trator, vai ser utilizado em serviços de roçada e limpeza nos acostamentos das estradas municipais.
“Trata-se de uma antiga reivindicação na comunidade e que, agora, estamos por atender”, conforme destaca o prefeito Eduardo Bonotto.
Ainda restam alguns pontos isolados para completar a operação de recuperação das estradas do interior do município, o que deve ocorrer nos próximos dias. Enquanto isso, em algumas regiões, como nos acessos à Estiva e a Rincão de Santana, mais de uma operação de conservação e melhorias já foi realizada este ano.
O prefeito destaca que “com estradas em boas condições como temos agora, ficam facilitadas a circulação de veículos e a escoamento da produção em um município essencialmente agrícola”.
Redes Sociais