Página inicial > Últimas Notícias > Está aberta a 32ª Feira do Livro

Está aberta a 32ª Feira do Livro

Publicado: Sexta, 10 Novembro 2017 12:15 | Última Atualização: Sexta, 10 Novembro 2017 16:30

A 32ª Feira do Livro foi aberta oficialmente na noite desta quinta-feira (09/11), na Praça XV de Novembro. O momento foi marcado pela presença de autoridades, homenageados e atividades que ampliam a importância desse marco social e cultural para São Borja.

Com o tema “Redescobrindo Nossa Identidade Missioneira” a 32ª Feira do Livro homenageou como patrono, Mário Barbará Dornelles, poeta, cantor e compositor gaúcho. A obra mais conhecida é a música "Desgarrados", vencedora da Califórnia da Canção de Uruguaiana. Em seu pronunciamento, Barbará agradeceu a homenagem e frisou que o maior regalo que um homem pode receber em vida é o reconhecimento de sua obra.

Este ano, o poeta Rodrigo Bauer foi homenageado como escritor homenageado. Bauer lembrou que a 32ª Feira do Livro deu um foco especial para educação homenageando três professores. O poeta ainda ressaltou que o alicerce e a fundamentação na língua portuguesa que adquiriu foi graças ao trabalho dessas professoras. Por fim, citou o poeta Argentino Jorge Luis Borges em que “um homem não é grande por aquilo que escreve, mas sim por aquilo que lê”.

Representando a professora Leni Pozzebon, sua irmã Eci Pozzebom agradeceu a homenagem destinada pelo município. Lembrou das contribuições dadas pela sua irmã na educação e que a administração municipal, com a homenagem póstuma, mostrou o reconhecimento pelo trabalho e dedicação da professora Leni.

As professoras Maria Celva Aquino escolhida como professora homenageada e a homenagem especial para professora Vera Brito também ocuparam o palco e destacaram o papel da educação na formação do indivíduo e agradeceram a distinção e carinho da administração municipal.

A solenidade contou com a presença do prefeito Eduardo Bonotto, que destacou que a Feira do Livro foi um evento construído com união da comunidade, em que as entidades, instituições e poder público somaram forças para organizar um grande evento cultural. Bonotto também ressaltou que os homenageados simbolizam um resgate à cultura, à história e aos belos serviços prestados à comunidade.

O presidente da Câmara Eugênio Dutra também parabenizou os homenageados e lembrou que os livros lidos no passado o ajudaram a trilhar sua trajetória. O Gerente Administrativo do Sesc, Mauro Perobelli, citou que realizar uma Feira do Livro é disponibilizar a democratização da cultura, é oferecer os benefícios que somente a leitura é capaz, e finalizou dizendo: “o livro nunca vai acabar, pois sempre terá um lugar especial na vida das pessoas”.

Entre os destaques da programação de quinta-feira, ocorreram a Mesa-redonda sobre “Identidade Missioneira em São Borja”, apresentações artísticas das invernadas do PTG João Manoel e o Centro Nativista Boitatá e a participação da Banda Municipal Tusnelda Lima Barbosa. Também aconteceram as sessões de autógrafos com os autores Marcelo Rocha e Jonivan Martins.

A última noite do evento será no sábado (11/11), em que será divulgado o resultado do trabalho vencedor do Prêmio Leitura na Escola, a melhor apresentação ganhará um computador para sua escola. O último dia da Feira contará também com o show especial do cantor Mário Barbará, Patrono da Feira do Livro 2017.

A Feira do Livro é uma realização da Prefeitura, através das Secretarias de Cultura e Educação e Sesc, tendo o apoio da GPS NET, Unipampa, Instituto Federal Farroupilha, Colégio Sagrado Coração de Jesus, 35ª CRE, Secretaria da Saúde e Secretaria de Infraestrutura.

Fonte: Decom / Prefeitura de São Borja

Crédito Imagens: Darlan Santos, Jéssica Ribeiro, Gisele Alves e Lucas Carvalho.