Página inicial > Últimas Notícias > SMAMA participa de Dia de Campo em Mercedes

SMAMA participa de Dia de Campo em Mercedes

Publicado: Sexta, 24 Novembro 2017 12:27 | Última Atualização: Sexta, 24 Novembro 2017 12:29

Nesta quinta-feira (23/11) ocorreu o Dia de Campo em Mercedes, evento promovido pela Emater, Embrapa e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Ainda durante a programação foi inaugurado um Centro de Manejo Comunitário, trata-se de um espaço destinado para os produtores da comunidade realizarem trabalhos nos bovinos como curar os animais, marcar, pesar, banhar e etc.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente Fábio Fronza destacou que a construção de um Centro de Manejo Comunitário é uma conquista para a localidade, sendo fruto da união dos produtores locais. Fronza explicou que o pequeno produtor só permanecerá no meio rural com qualidade de vida se tiver o senso de cooperação e confiança mútua com os demais colegas. O titular da pasta ainda lembrou o importante trabalho da Emater de auxiliar os produtores com suporte técnico, extraindo da pequena propriedade maior rentabilidade.

O Dia de Campo ainda contou com palestras a respeito de manejo de pastagens, melhoramento genético e gestão alimentar na bovinocultura, além do manejo sanitário para ovinos.

Na ocasião, Fronza também entregou os primeiros sistemas de saneamento básico no interior. Os sistemas consistem na instalação de fossas sépticas específicas para propriedades rurais. Trata-se de um investimento da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de R$ 5mil para construção de duas unidades, verba aprovada pelo Conselho de Meio Ambiente. O secretário esclarece que o sistema evita a poluição do solo, bem como córregos, lagos e rios. Fronza lembra que o objetivo para o próximo ano é instalar o sistema em outras propriedades.

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente através de uma parceria com a Sala das Oportunidade também conseguiu um espaço para os artesãos locais participaram da Feira da Praça XV de Novembro. Outro fruto da parceria entre os setores é a possibilidade da liberação de linhas de crédito para o campo, em que os produtores podem solicitar empréstimos para compra de equipamentos, investimentos na propriedade e capital de giro. O pequeno produtor que tiver interesse precisa visitar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente que será instruído em relação ao que precisa para acessar o crédito.

A pasta ainda contou com a participação da diretora do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Taís Fiorin e do assessor da Secretaria Frederico Machado a fim conversar com os produtores locais, mostrarem os serviços da Prefeitura e escutarem reivindicações.

Fonte:DECOM

Imagem:Secretaria de Agricultura