Escola de Trânsito da Prefeitura realiza ação de orientação para estudantes

Ao longo deste mês, assinalando o Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST) tem aproveitado para desenvolver ações pedagógicas de orientações no setor. Na cidade, têm sido realizadas blitz educativas, abordando condutoreres de modo geral e pedestres para orientar sobre condutas básicas de respeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro. Já nas escolas e instituições comunitárias é levada a Escolinha de Trânsito para orientar principalmente os estudantes.
A escolinha tem ido inclusive a escolas municipais e estaduais do interior de São Borja. “Como a escolinha simula uma mini-cidade, é possível orientar os nossos jovens sobre como se comportar em ambiente urbano”, explica o diretor de Trânsito, Jeferson Flores.
Jéferson Flores cita como exemplo comum de infração de trânsito, o uso do celular enquanto se dirige um veículo. Essa prática representa infração de média à gravíssima, punida com valores entre R$ 130 e quase R$ 300. “Isso deixa clara a importância de que os nossos jovens sejam informados e educados para evitar infrações elementares que, além da punição pecuniária, podem resultar em acidentes graves no trânsito”, destaca.
O secretário de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito, Moacir Tiecher, observa que, ao mesmo tempo, é preciso manter em condições adequadas o sistema de sinalização viária. Nesse sentido, neste mês do Maio Amarelo toda sinalização urbana está sendo revitalizada. Uma das prioridades é renovar a pintura das faixas de segurança existentes em frentes às escolas, por serem considerados cruzamentos estratégicos.
Do mesmo modo, ocorre revisão e manutenção das faixas elevadas de pedestres. Onde existem redutores de velocidade também ocorre revitalização. Outra ação em andamento é a troca de peças de sinalização vertical, quando necessário, ou então a repintura.
Redes Sociais