São Borja segue em tratativas para instalação de um Centro de Inovação
O Vice-prefeito Roque Feltrin esteve em Porto Alegre para dar seguimento às tratativas visando a instalação de um Centro de Inovação em São Borja. A pauta também é acompanhada pelo Prefeito Eduardo Bonotto, que reconhece a importância dos Centros de Inovação no desenvolvimento local.
“Um Centro de Inovação é uma comunidade que valoriza o conhecimento voltado à cultura da inovação e ao empreendedorismo. Esses espaços são propícios para o compartilhamento de ideais, experiências criativas, networking e parcerias. Nesse sentido, os Centros de Inovação incentivam a produção e comercialização de serviços, processos e produtos tecnológicos. Um Centro de Inovação em São Borja terá o papel de desenvolver uma cultura que possibilite gerar e escalar negócios inovadores”, ressalta Bonotto.
Na capital gaúcha, Feltrin esteve com o Coordenador do RS Inova, Everaldo Daron e conheceu o Instituto Caldeira, uma entidade sem fins lucrativos que conecta pessoas e iniciativas, a fim de acelerar iniciativas de inovação.
Logo em seguida, o Vice-prefeito esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Lajeado, onde conheceu o Projeto Simplifica Lajeado, uma iniciativa de inovação, desburocratização e modernização administrativa, que foi implantada em 2017 pela Prefeitura e que agora está gerando resultados significativos. Esse encontro teve a presença do Superintendente de Assuntos Municipais, da Famurs, Marcos Rogério dos Santos.
Ambas as agendas também tiveram o apoio da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), através do Superintendente Técnico e de Relações Institucionais, Darlan Santos Grziwinski. Agora, Feltrin dará continuidade a essa pauta mobilizando e realizando articulações locais.
O Vice-prefeito destaca que a implantação de um centro de inovação no Município tem como finalidade promover a qualificação de organizações, profissionais e estudantes, por meio de mecanismos que fomentem um ambiente inovador em áreas específicas, de acordo com a vocação do município.
Já foi realizada reunião sobre o tema com representantes da Unipampa, UERGS e IFFar, onde discutiu-se a importância do desenvolvimento de incubadoras, aceleradores e espaços de coworking empresarial que possam alavancar o potencial empreendedor no município. Na ocasião os representantes das instituições públicas de nível superior da cidade destacaram algumas ideias e projetos nessa área, além das dificuldades encontradas para desenvolver as iniciativas.
O Vice-prefeito reforçou que para fomentar o empreendedorismo, devem ser feitas parcerias entre o Poder Público, o setor privado e as instituições de ensino, que podem contribuir muito na capacitação para desenvolver empresários que possam gerir empresas prósperas e sólidas. “Ao Poder Público cabe o papel de promover o empreendedorismo. Por isso, precisamos de bons projetos e da ajuda da iniciativa privada e das nossas instituições de ensino com ações objetivas e práticas”, ressaltou.
Redes Sociais