Prefeitura prepara realização da Procissão a São João Batista
Depois de rotinas alteradas pela pandemia da Covid-19, a programação de homenagens a São Batista em São Borja terá, este ano, todos os seus eventos tradicionais e com a presença de público. A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL), que coordena a realização das atividades confirma que todas elas voltam a ser presenciais e acontecerão dias 23 e 24 de junho. “É importante que a Administração Municipal possa seguir celebrando esta fé religiosa que move os são-borjenses há mais de um século”, segundo destaca o prefeito Eduardo Bonotto.
As honras e graças a São Joãozinho Batista vêm desde o fim da Guerra do Paraguai em 1865. Reza a tradição oral que uma mãe começou a celebrar o santo por seu filho voltar vivo da guerra. A partir de então, os fiéis passaram a sair às ruas entoando rezas e cantos em homenagem a São João.
Um pequeno altar, na esquina da Rua Moreira César com Bompland, guarda a imagem do santo.
A secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Vânia Alves Cardoso, confirma que, na noite de 23 de junho, a procissão com a imagem de São João Batista voltará para as ruas da cidade. O cortejo irá até a Fonte de São João, na região Norte, na Rua Bompland. Na fonte acontece o tradicional ‘banho’ do santo, ritual conduzido por um dos fiéis.
A programação se encerra na tarde de 24 de junho com a chamada Mesa dos Inocentes, na casa da festeira, onde está o santuário de São Joãozinho. A partir das 15 horas, são servidos lanches, refrigerantes e doces doados pela Prefeitura e a comunidade. A mesa é servida especialmente a crianças carentes moradoras na região.
A primeira reunião para organizar a procissão de São João Batista aconteceu na quinta-feira (26/05), e mobilizou toda a equipe executiva da SMCTEL. Também participaram os pesquisadores Clemar Dias e Ramão Aguilar.
Redes Sociais