Página inicial > Últimas Notícias > Secretaria de Agricultura realiza reunião com moradores do Ivaí

Secretaria de Agricultura realiza reunião com moradores do Ivaí

Publicado: Terça, 05 Dezembro 2017 11:17 | Última Atualização: Terça, 05 Dezembro 2017 12:42

Nesta terça-feira (05/12), a Secretaria de Agricultura realizou uma reunião na Sala do Servidor com os moradores do Ivaí a fim de organizar a associação para essa manter e gerenciar a rede de água. O secretário da pasta Fábio Fronza explica que o intuito das ações é ajudar os moradores a se estruturarem melhor, tornar o sistema autônomo e sustentável em que a própria associação tem os recursos necessário para manutenção e melhorias na rede.

A Secretaria da Agricultura por estar diretamente ligado ao homem do campo, muitas vezes faz intermediações com as demais secretarias levando informações sobre situações que precisam de auxílio dos profissionais da Infraestrutura, Saúde, Assistência Social e organização jurídica como as Associações de Moradores do interior.

Na semana passada, a Secretaria de Agricultura em parceria com a 1ª Cia de Engenharia Mecanizada abasteceram os reservatórios de água de algumas famílias do Assentamento Conquista das Missões. Atualmente, o local é desprovido de infraestrutura, não tendo em algumas casas energia elétrica e água encanada.

A solução momentânea encontrada pela Secretaria de Agricultura para auxiliar essas pessoas foi estabelecer parceria com a Engenharia, que disponibiliza o caminhão pipa e a Prefeitura o combustível. O secretário da pasta Fábio Fronza lembra que os moradores estão nesta situação há cinco anos e que em 2017 a Secretaria cadastrou um projeto no INCRA e também no governo do estado a fim de solicitar ajuda para construção de uma rede de água no local.

A equipe vem procurando articular ações e políticas públicas para auxiliar os moradores do assentamento Conquista das Missões. Neste ano, ainda conseguiu com a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizar serviços de assistência básica, por meio do ESF-13 (unidade itinerante) e do projeto Visitar do Hospital Ivan Goulart.

Fábio Fronza frisa que todas as ações têm a finalidade de estruturar o morador da zona rual, disponibilizar mais qualidade de vida, aumentar a renda familiar, com objetivo que o homem do campo permaneça no campo.

Fonte:DECOM

Imagem: Arquivo Pessoal