Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Saúde municipal mantém serviços de atendimentos oftalmológicos
Início do conteúdo da página

Saúde municipal mantém serviços de atendimentos oftalmológicos

Publicado: Quinta, 23 Junho 2022 12:39 | Última Atualização: Quinta, 23 Junho 2022 12:39
imagem sem descrição.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue normalmente com seus serviços de assistência na área oftalmológica em São Borja. A finalidade é atender pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). São dois profissionais à disposição e que, juntos, oferecem até 300 consultas mensalmente.

Um dos médicos especialistas em Oftalmologia vem com sua equipe de Rosário do Sul, atendendo aos sábados na Secretaria da Saúde, em frente à Praça da Lagoa. Outra profissional da mesma especialidade, também contratada pela SMS, atende em seu consultório, no edifício Andradas, fundos do Hospital Ivan Goulart (HIG).

Para marcar uma consulta, inicialmente é necessário que haja indicação da ESF (Estratégia de Saúde da Família). Depois, o agendamento com dia e horário da consulta é feito pelo serviço de regulação da Secretaria de Saúde, em frente à Praça da Lagoa. Além de consultas, também são marcados outros procedimentos, entre eles cirurgias.

A secretária de Saúde, Sabrina Loureiro, ressalta que a contratação dos serviços da equipe de Rosário do Sul ocorreu em agosto de 2021, para suprir lacuna após o falecimento do oftalmologista Antônio Jesus de Andrade. “Notamos, porém, que as 180 consultas mensais oferecidas ainda não atendiam todas as demandas;” diz ela. Por essa razão, a contratação de uma segunda profissional, oferecendo mais 120 consultas por mês.

Agora, atingindo um total de 300 consultas/mês, o município atinge o valor total que era ofertado aos pacientes pelo SUS, quando o Dr. Antoninho atendia. No entanto, a SMS destaca que mesmo com todos os esforços, ainda há fila de espera para os atendimentos eletivos, pois além dos encaminhamentos gerados nos ESFs serem muitos e contínuos, a demanda é sempre grande para esta especialidade.

O prefeito Eduardo Bonotto garante que as pessoas estão buscando assistência por meio das ESFs e estão sendo atendidas, não apenas nessa, mas em outras especialidades de saúde.

 
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página