São Borja mobiliza equipes para apoiar atingidos em enchente
O fim de semana foi de atuação intensa de equipes da Prefeitura e da Defesa Civil do município, em função de mais uma enchente do rio Uruguai em São Borja. É a quarta e maior cheia do ano.
O rio continua subindo, mesmo que em ritmo mais lento. Na cidade estão inundadas vilas dos bairros do Passo e Itacherê, além do Cais do Porto. 62 pessoas já tiveram de deixar suas residências e já são vários bares e quiosques invadidos pela água. No interior do município estão interditadas estradas nas localidades de Santa Luzia, Estiva e Salso.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Urbanos, Segurança e Trânsito (SMIESUST) mobiliza servidores e veículos da Prefeitura para retirar famílias e seus pertences das duas residências ou estabelecimentos comerciais. Quando possível, as famílias vão para a casa de parentes ou amigos. Em alguns casos, porém, os atingidos são alojados em abrigos públicos.
Até a manhã desta segunda-feira, oito famílias estavam abrigadas no ginásio esportivo Cleto Dória Azambuja e em uma associação de moradores. Quando necessário, também é feita a distribuição de alimentos. Neste caso, há apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS).
O Prefeito Eduardo Bonotto destaca que de forma organizada, as equipes seguem monitorando às famílias e o nível do Rio Uruguai, “de quatro meses para cá, praticamente um mês e meio foi de chuvas intensas. Nossas equipes já realizam trabalhos referente a quarta enchente do Rio Uruguai. Estamos de prontidão para agir de forma rápida e segura no apoio e proteção aos atingidos”, pontua.
O Secretário Municipal e Coordenador da Defesa Civil em São Borja, Moacir Tiecher, afirma que já estão sendo realizadas ações de prevenção também, uma vez que, a previsão é que o rio siga subindo.
Redes Sociais