São Borja prepara elaboração do seu Plano de Desenvolvimento Rural
Reunião na quarta-feira (06/07), coordenada pelo Prefeito em Exercício Roque Feltrin, começou a articular ações, visando à futura instituição do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) em São Borja. Desse encontro preliminar também participaram o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Eugênio Dutra, e representantes locais da Emater. As discussões a serem implementadas envolverão todos os setores com ligação e atuação no meio rural, com a finalidade de estabelecer diretrizes sobre as principais demandas e as formas de elas serem atendidas.
O Prefeito em Exercício espera que até o mês de novembro o plano esteja elaborado, contemplando as principais ações locais, mas em sintonia com parâmetros nacionais. “O conjunto de regras será fundamental, pois, além de garantir ordenamento e execução dos pleitos do campo, também será instrumento indispensável para garantir recursos federais e estaduais, além de outras fontes públicas”, ressalta Feltrin. Assim é que, a partir de agora, com apoio técnico da Emater, são previstas reuniões e debates com todos os segmentos de atividade que tenham relação ou entrega de serviços ao desenvolvimento rural.
O Secretário da Agricultura, Eugênio Dutra, informa que serão ouvidos, por exemplo, os sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais, órgãos de assistência técnica, Brigada Militar e demais órgãos de segurança. As secretarias municipais com atuação de apoio às comunidades rurais igualmente serão ouvidas, como Infraestrutura, Saúde, Educação, Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.
Roque Feltrin observa que o plano será pensado para contemplar todas as áreas e demandas principais do campo. “A recuperação de estradas, o abastecimento de água, luz, telefone, internet, a implantação ou reforma de uma escola ou unidade de saúde são apenas exemplos daquilo que o plano deve abranger com diretriz de ação.” Outra preocupação será uma política de produção sustentável, preservando a qualidade do meio ambiente.
Redes Sociais