Página inicial > Últimas Notícias > Equipes diretivas das escolas municipais participam capacitação

Equipes diretivas das escolas municipais participam capacitação

Publicado: Segunda, 11 Dezembro 2017 11:14 | Última Atualização: Segunda, 11 Dezembro 2017 11:14

A Prefeitura de São Borja, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), desenvolveu no último sábado (09/12) e nesta segunda-feira (11/12), no auditório do Senac, mais uma ação prática visando facilitar e qualificar o processo de gestão nas suas escolas de Ensino Fundamental. Estão sendo oferecidas oito horas de orientações pela Venturini Treinamentos e Desenvolvimento Profissional, instituição especializada em capacitações no setor.

O público-alvo das atividades foi dividido em dois grupos. Participam os diretores, vice-diretores, supervisores e orientadores educacionais nas escolas. Uma das turmas teve a capacitação em duas etapas, no sábado (09) e na segunda-feira (11), das 8 às 12h. Já na sexta-feira (15) será atendido o restante do grupo das 8 às 12h e depois das 13 às 17h.

O secretário municipal de Educação, João Carlos Reolon, avalia como de fundamental importância as diretrizes que estão sendo repassadas às equipes diretivas das escolas. Explica que se trata de demanda apresentada pela coordenadora Pedagógica da SMEd, Lourdes Balbueno, “e cuja implementação produzirá muitos reflexos positivos para o novo ano letivo que está por começar”. Reolon lembra que a iniciativa ganha ainda maior importância considerando que muitos dos diretores foram eleitos recentemente e assumem em janeiro, tendo com suas equipes de apoio, em muitos casos, uma das primeiras experiências administrativas.

Entre os objetivos da capacitação está a conscientização sobre a importância da função de cada um no contexto da escola e da educação. Também é trabalhado o engajamento aos propósitos da nova administração municipal. Outra finalidade é o posicionamento como lideranças na escola, de modo que a equipe diretiva ajude, de fato, no equacionamento de problemas e tomada de decisões.

A Secretaria de Educação já definiu o cronograma de ações para iniciar o ano letivo de 2018. A posse dos diretores das escolas está programada para 5 de janeiro. Já os professores e demais trabalhadores em Educação voltam às atividades em 16 de fevereiro, inicialmente com jornada pedagógico. O retorno dos estudantes no Ensino Fundamental será no dia 20. Enquanto isso, as escolas de Educação Infantil voltam antes disso – em 5 de fevereiro.

Fonte:DECOM

Imagem: Lucas Carvalho