Albergue Municipal segue à disposição das pessoas que precisam
No domingo (14/08), o serviço de Ronda Social em São Borja encerrou as atividades deste ano. Em 2022, a partir de maio, devido à chegada do frio mais cedo, o serviço realizou busca ativa principalmente de pessoas em situação de rua, para garantir abrigo no Albergue Municipal. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), que coordena as ações, ressalta, porém, que o albergue permanece à disposição, localizado no bairro Itacherê, Rua Sarandi, 320.
Durante os atendimentos da ronda, locais estratégicos na cidade, como em frente às igrejas, praças e Estação Rodoviária, das 19h às 22h, houve busca ativa de pessoas que não tinham onde pernoitar. Equipe da Prefeitura, com apoio de veículo e assistentes sociais, realizaram abordagens convidando os desabrigados a se alojar no albergue. Quando o convite ao abrigo era recusado, foram oferecidos marmitas e agasalhos.
A Secretária de Desenvolvimento Social, Luciane Bidinotto, orienta que a permanência no Albergue Municipal é, em geral, por uma noite. Além das pessoas necessitadas individualmente, também famílias em situação de vulnerabilidade podem permanecer no local. Tempos mais longos de permanência podem ser confirmados, mas mediante avaliação do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social).
O acesso ao albergue pode ser feito diretamente no local ou com apoio de instituições da área de segurança na cidade. Não são aceitas, porém, pessoas alcoolizadas ou usuárias de drogas. Quando há uma ocorrência deste tipo, os envolvidos são encaminhados para atendimento de serviços especializados.
O albergue garante abrigo temporário das 19h até as 7h da manhã seguinte. No local é oferecido banho quente e depois o pernoite. O serviço ainda oferece janta a café da manhã.
Redes Sociais