Página inicial > Últimas Notícias > Comitiva da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer cumpre agendas em Porto Alegre

Publicado: Terça, 23 Agosto 2022 09:24 | Última Atualização: Terça, 23 Agosto 2022 09:24

Durante a última semana, a Secretária de Cultura Vânia Alves juntamente com os servidores Laudelino Ferreira e Odierly Matos Pereira, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (SMCTEL), cumpriram agendas em Porto Alegre a fim de adequar e organizar questões importantes sobre os próximos eventos em São Borja.

Na oportunidade, visitaram o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), onde realizaram uma conversa com o Presidente do MTG Manoelito Savaris, com o intuito de buscar informações atualizadas sobre o Desfile Farroupilha e os Concursos Tradicionalistas após a pandemia de Covid-19.
Também visitaram a Secretaria Estadual de Cultura, onde foram recebidos pela Secretária Adjunta Gabriela Meindraid e conversaram sobre pautas importantes, como sobre os novos editais culturais da Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo, que visam fomentar recursos para os artistas locais. Na ocasião, solicitaram recursos para a capacitação de artesãos através do Programa de Capacitação Estadual de Cultura.

Outra visita da comitiva foi na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), realizando uma conversa com o Assessor Técnico de Cultura de Entidades, Vinícius Britto, sobre a organização das Ligas de Escolas de Samba e demais atividades carnavalescas.

Finalizando a agenda, a comitiva visitou a Coordenadora dos Festejos Farroupilha Estadual, Liliana Cardoso, onde falaram sobre o andamento dos eventos no Rio Grande do Sul. Na oportunidade, entregaram convites para o Dia de Campo e Festejos na Capital Gaúcha do Fandango.

Dia de Campo e Festival de Música Fandangueira

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, reforça a comunidade são-borjense o convite para os eventos culturais que acontecerão neste final de semana no Parcão. O Dia de Campo da Capital Gaúcha do Fandango vai acontecer nos dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo), a partir das 9h e contará com a escolha do Casal Fandangueiro. Será uma festa de cultura, lazer e entretenimento com shows da Família Guedes e Grupo Pankada de Vaneira.

Dentro da programação do Dia de Campo também acontecerá o 1º Festival de Música Fandangueira, no sábado, a partir das 18h. O festival terá apresentação de 12 composições que estão competindo, as três melhores músicas receberão troféus e prêmios em dinheiro, sendo a campeã o valor de R$ 3 mil, o segundo lugar, R$ 2 mil e a terceira colocada, R$ 1 mil. A Música Mais Popular receberá R$ 1 mil e o Melhor Intérprete e Melhor Instrumentista receberão R$ 500,00 cada um.
O Prefeito Eduardo Bonotto comenta sobre os eventos e convida a comunidade, “vai ser um final de semana de festa e lazer para a comunidade são-borjense. Os eventos da Capital Gaúcha do Fandango deste ano prometem reunir muitos visitantes, serão todos muito bem-vindos no Parcão”, disse.